Buscar no Cruzeiro

Buscar

Luto

Morre o advogado Tiberany Ferraz dos Santos

Tiberany foi presidente da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, de 1997 a 1999

14 de Maio de 2022 às 10:41
Cruzeiro do Sul [email protected]
Tiberany foi secretário municipal e professor universitário.
Tiberany foi secretário municipal e professor universitário. (Crédito: Manuel Garcia / Arquivo JCS (21/03/2019))

*Atualizada às 22h23

O advogado Tiberany Ferraz dos Santos morreu aos 82 anos ontem (14), em Sorocaba. Ele, que foi presidente da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, de 1997 a 1999, faleceu depois de complicações decorrentes de um câncer. O sepultamento foi no cemitério Pax, no bairro Árvore Grande. Tiberany formou-se pela Faculdade de Direito (Fadi) de Sorocaba, em 1968. Antes disso, porém, fez carreira no futebol sendo destaque no time São Bento. Em sua biografia também está a participação na fundação do Colégio Politécnico e passagens como secretário pela gestão municipal sorocabana.

Tiberany fez pós-graduação em Direito Tributário na Unidade de São Paulo (USP) e foi professor titular licenciado de Direito Tributário na Fadi. Atuou, também, como professor da mesma disciplina na Universidade de Sorocaba (Uniso). Ele ainda integrou o Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda Nacional. Foi secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura de Sorocaba, na década de 90, na primeira gestão do ex-prefeito Antonio Carlos Pannunzio. Igualmente, fez parte do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), em 2012.

Como presidente da FUA, o advogado foi idealizador, junto com sua diretoria, do Colégio Politécnico, fundado em 1999 e mantido pela entidade. Durante a sua gestão na fundação, também esteve à frente do Fórum Regional pela Implementação da Universidade Pública em Sorocaba.

Atualmente, Tiberany trabalhava no próprio escritório de advocacia -- Ferraz Santos Advogados -- o qual inaugurou em 1970. Possuía larga experiência nas áreas tributária, contábil, fiscal e societária. Ele é pai de César Augusto Ferraz dos Santos, que também presidiu a FUA, entre 2018 e 2022.

Futebol, uma paixão

Antes de estudar Direito, Tiberany trilhou carreira no futebol, tendo sido jogador e presidente do São Bento. Biter, como era conhecido no Azulão, atuou como zagueiro. Ele alcançou, ao lado da equipe, um feito memorável: a conquista do título do Campeonato Paulista da Primeira Divisão (equivalente a atual Série A2), no início de 1963, mas relativo à edição de 1962. Foi o primeiro acesso do time à elite do futebol paulista. No São Bento, Tiberany fez uma amizade duradoura com Paraná, um dos grandes nomes do futebol sorocabano e do Azulão.

Segundo o historiador Guilherme Feliciano, que estuda a trajetória do São Bento, Tiberany estreou no clube no dia 11 de maio de 1958, em um amistoso contra o Avenida. O time sorocabano perdeu de 6 a 2. Já a sua primeira partida oficial ocorreu em 3 de janeiro de 1960, contra o Esportiva. As duas equipes empataram em 0 a 0. Entrou em campo pela última vez em 24 de março de 1963, em amistoso contra o Piracicaba. Na ocasião, fechou o ciclo com chave de ouro, pois o Azulão derrotou o adversário por 3 a 1. Durante a carreira, disputou 61 jogos, sendo 34 amistosos e 27 oficiais.

Homenagens

Autoridades e entidades de Sorocaba fizeram homenagens a Tiberany. Uma mensagem de pesar foi divulgada pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). “É com profunda tristeza que recebo essa notícia do falecimento do advogado e ex-secretário Tiberany, que muito contribuiu com a nossa cidade. Neste momento difícil de dor e luto, expresso os meus sentimentos de pesar aos familiares e amigos e também manifesto gratidão pelo tempo de dedicação dele ao município.”

A Prefeitura de Sorocaba também lamentou o falecimento de Tiberany e emitiu nota: “profundo pesar pelo falecimento do ex-secretário municipal de Negócios Jurídicos, o advogado Tiberany Ferraz dos Santos, ocorrido neste sábado (14). Neste momento de dor, a Administração Municipal se solidariza com todos os familiares e amigos por essa grande perda”, informa.

A nota da Prefeitura de Sorocaba lembrou ainda que Tiberany foi secretário na primeira gestão do ex-prefeito Antonio Carlos Pannunzio, na década de 90. Também fez parte do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação CMCTI, em 2012.

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Cláudio Sorocaba (PL), também prestou condolências. “É com muita tristeza que recebi essa notícia. Dr. Tiberany era uma grande pessoa, que contribuiu muito com nossa sociedade. Deixo meus sentimentos ao Cesar e à família neste momento de dor.” 

Carreira no Azulão e devoção à advocacia

Paraná e Tiberany, em foto de 1962, jogando pelo São Bento. - ACERVO PESSOAL
Paraná e Tiberany, em foto de 1962, jogando pelo São Bento. (crédito: ACERVO PESSOAL)

Muitos amigos e familiares prestaram as últimas homenagens a Tiberany. O ex-jogador Ademir de Barros, o Paraná, contou da convivência de décadas com o Biter, como Tiberany era conhecido no meio esportivo. “Ele era um grande lateral, de estilo clássico e muita personalidade. Jogamos juntos tanto no amador como no profissional do São Bento”, contou o Paraná. “Uma vez fomos disputar uma final do amador em Votorantim contra o Corinthians de lá e ele arrebentou jogando como volante. Fizemos 6 a 2 e garantimos o título. A vida inteira o Biter foi um apaixonado pelo São Bento”.

O presidente do Conselho de Administração da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), Hélio Sola Aro, disse que a morte do Tiberany foi uma grande perda para a FUA. “Ele era uma pessoa sincera e muito ativa, sempre esteve presente e colaborando com a Fundação, nas mais diversas ações. Grandes glórias e feitos da nossa Fundação passaram pelas mãos do Tiberany. Foi ele também que como presidente da FUA, junto com seus diretores, que idealizou e inaugurou o Colégio Politécnico de Sorocaba”, disse Hélio. “Para mim é um momento de dor e profundo sentimento de perda, de uma pessoa querida que marcou nossas vidas por sua sinceridade, simplicidade e honestidade nas palavras. Seu nome ficará gravado para sempre na história da Fundação Ubaldino do Amaral”, completou o atual presidente do Conselho de Administração da FUA.

Para Marco Aurélio Laham Dottore, presidente do Conselho Superior da Fundação Ubaldino do Amaral a morte de Tiberany foi uma grande perda. “Tiberany foi o grande idealizador do Colégio Politécnico, gerando oportunidades de emprego e melhoria de vida para muitos estudantes carentes. Também participou ativamente de todas as instituições ligadas à Perseverança III. Gostaria de deixar meus sentimentos à sua família, para a dona Sônia, sua esposa, os filhos César, Luciana, Fábio e Juliana, bem como a sua nora, genros e netos”, disse Dottore.

Para Laelso Rodrigues, diretor da FUA, Tiberany foi um amigo de muitas jornadas. “Tiberany foi um grande companheiro, um grande profissional. Passou por todos os cargos da Loja Maçônica Perseverança III e foi vital também para a modernização da Fundação Ubaldino do Amaral. Seu legado será lembrado para sempre.”

Para o presidente da Loja Maçônica Perseverança III, Manoel Vasques, é um dia muito triste para a Perseverança III. “Perdemos um de nossos elos, o Irmão Tiberany fará muita falta. Lutou muito para implantação do Colégio Politécnico e à frente do seu tempo viu o sucesso de sua luta, com o Politécnico sendo um dos colégios mais importantes de Sorocaba. Foi Venerável Mestre da PIII e um Irmão muito importante em todos os momentos em que seus conhecimentos foram necessários para o perfeito funcionamento de nossas entidades. É uma perda imensurável. Tenho certeza que já está ao lado de Deus e rogo que o Criador acalme os corações de sua família e de todos os Irmãos que tiveram a honra de trabalhar com ele ao longo de tantos anos”, disse Manoel Vasques.

A diretoria da Subseção Sorocaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enviou à família uma nota de pesar lamentando o falecimento do advogado Tiberany Ferraz dos Santos. “Tiberany foi um professor, um tributarista, dono de um acúmulo de conhecimento jurídico notável, teve na obstinação, integridade e visão social alguns dos traços característicos e marcantes de sua personalidade. Como dirigente da instituição mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, esteve à frente do Fórum Regional pela implantação da Universidade Pública de Sorocaba. Também capitaneou a instalação do Colégio Politécnico de Sorocaba, o empreendimento que garantiu acesso gratuito ao ensino regular e profissionalizante a milhares de estudantes carentes. Pai dos também advogados César, que a seu exemplo presidiu e ainda integra o corpo diretivo da FUA, Luciana, Fábio e Juliana, deixa um legado de ética, honradez e comprometimento. Ele dignificou a classe. Nossos sentimentos, em nome da advocacia sorocabana, à família. Que Deus possa confortar a todos”, conclui a nota da OAB. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos