Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Chácara e Clube do Idoso oferecem atividades para a terceira idade

As atividades são gratuitas e o objetivo é oferecer qualidade na convivência familiar e comunitária aos idosos

13 de Maio de 2022 às 09:56
Cruzeiro do Sul [email protected]
Clube do Idoso
Clube do Idoso (Crédito: Divulgação/Secom)

A Chácara e o Clube do Idoso realizam regularmente uma gama de ações, como eventos, encontros, oficinas e orientações gerais sobre serviços e direitos relacionados ao público da pessoa idosa. As atividades são proporcionadas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), que administra esses equipamentos, e o objetivo é oferecer qualidade na convivência familiar e comunitária a essa faixa etária, proporcionando os sentimentos de pertencimento, acolhimento e inclusão, assim como fortalecendo os vínculos sociais dos participantes.

Dentro dessa programação, o projeto “Intervenção em Educação Alimentar e Nutricional” foi realizado em abril, no Clube do Idoso, em parceria com a Universidade Paulista (Unip). Na ocasião, alunos do curso de Nutrição realizaram uma pesquisa para traçar o perfil dos entrevistados. Ainda, fez parte da ação uma palestra para instruir os presentes sobre a importância da alimentação saudável.

Já, para abordar questões importantes relacionadas à saúde mental, nas últimas quintas-feiras de cada mês, às 10h, o Clube do Idoso realiza o projeto “Vivelhecendo”. Sob as orientações das professoras Mariana Felipe e Thalita Carvalho, a roda de conversa ocorre de forma dinâmica, sempre com a participação ativa dos idosos, compartilhando experiências sobre o assunto.

Por sua vez, os frequentadores da Chácara do Idoso têm a oportunidade de participar das palestras sobre qualidade de vida com o professor Ricardo Ricca, que ocorrem toda terça-feira, às 10h. O tema “Atualidades” também é abordado toda segunda-feira, no mesmo horário, com o professor Melquisedeque Luiz da Silva. Na última sexta-feira de cada mês, é realizada a tradicional festa de aniversariantes. Com um tema diferente a cada edição, o evento conta com decoração, música, comes e bebes, assim como a presença dos idosos devidamente trajados para as comemorações.

Além desses eventos especiais, a Chácara e o Clube do Idoso promovem atividades fixas para os interessados. Atualmente, são oferecidas as seguintes opções: aula de ginástica localizada, ginásticas diversas, artesanato (crochê, tricô, macramê, vagonite e pintura em tecido), meditação, reiki, yoga, dança circular, zumba e dicas práticas de como utilizar o smartphone, além de atendimento individual e orientações sobre saúde. Também estão disponíveis aulas de alongamento, oficina de memória, violão, desenho livre e rodas de conversa.

Podem participar todas as pessoas a partir de 55 anos. Para se inscrever, é necessário ir pessoalmente às unidades, portando os seguintes documentos: RG ou CPF; comprovante de endereço; foto 3×4 recente e atestado médico liberando a prática de atividades físicas.

O Clube do Idoso está localizado na Rua Padre Lara de Moraes, s/n, Vila Pinheiros, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3233-9014, das 8h às 17h.

A Chácara do Idoso fica na Rua Manoel Affonso, 64, Vila Progresso (ao lado da Apae), com atendimento da recepção de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações, pelo telefone: (15) 3302-3737, das 8h às 17h. (Divulgação/Secom)