Comércio
Dia das Mães deve impulsionar as vendas no comércio em 12%
Data gera muita expectativa no mercado, e compras de última hora devem movimentar as lojas
Considerada a segunda maior data do calendário comercial, e um termômetro para as vendas de fim de ano, o Dia das Mães, celebrado no domingo (8), será marcado pelas compras de última hora e deverá ocasionar um aumento de 12% nas vendas.
Segundo pesquisa da Associação Comercial de Sorocaba, em parceria com a Athon Ensino Superior, a maioria dos entrevistados (73%) afirmou que irá presentear as mães, sogras, avós e esposas/companheiras, percentual maior que o levantado em 2021. O estudo apontou também uma diminuição no número de indecisos quanto à compra: de 24% no ano passado para 18% em 2022.Em relação ao local de compras, 40% vai preferir os shoppings centers, 24% as lojas do centro e 8% as lojas de bairros, 57% vão presentear com artigos de vestuário e/ou acessórios, seguido por perfumes, cosméticos e chocolates. Já os eletroeletrônicos representam 4%.
Outro ponto levantado na pesquisa foi a “cultura” do consumidor de deixar para comprar os presentes na última hora, pois 91% dos ouvidos afirmaram que irão na véspera do Dia das Mães.
“Independentemente do cenário econômico, os consumidores sempre comemoram a data e presenteiam as mães, mesmo neste momento controverso que estamos vivendo, com o aumento da inflação, a diminuição da renda e elevação das taxas de juros. A data deve ocasionar um aumento de 12% nas vendas, já considerando a liberação do saque extraordinário do FGTS”, prevê o economista Roque Camargo.
O ticket médio por presente será de R$ 143, valor maior que o verificado no ano passado. Sobre a forma de pagamento mais utilizada, 65% vão optar pelo cartão de crédito, seguido pelo cartão de débito e dinheiro.
O presidente da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), Hygor Duarte, disse que este é um ano de retomada forte do comércio, mas com incertezas, principalmente por conta do cenário político.
Visita à FUA
Hygor Duarte tomou posse como novo presidente da Associação Comercial de Sorocaba, na gestão 2022-2024 em abril. Nesta terça-feira (3), ele esteve na sede da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico. Duarte foi recebido pelo presidente da FUA, Hélio Sola Aro. Também estiveram presentes para recepcioná-lo Laelso Rodrigues, Silvio Carlos Cariani e Reinaldo Morato do Amaral, membros do Conselho de Administração da FUA. O objetivo da visita, além de conhecer o jornal, foi o de estreitar relacionamentos e apresentar seu modelo de gestão.
Com o prestígio conquistado ao longo dos 100 anos de existência, a Acso oferece aos 2.600 associados um aprimoramento das ações que já existiam e a implantação de novos projetos. O conhecimento vai ser uma das bases da gestão de Duarte. O associado vai ter, por exemplo, o programa “4 por 12”, que tem início no mês de junho. “Serão quatro encontros por mês, nos doze meses do ano. No mês de junho, o tema será vendas. Serão encontros com profissionais extremamente gabaritados e com vagas limitadas”.
A nova gestão investirá também em ações voltadas ao digital. “Muitos de nossos associados estão acostumados a abrir a empresa e o cliente vai até eles por conta disto, mas muitos sofreram bastante na pandemia, por não terem outras frentes de venda”. Com isso, será criado o “Acso Digital”, que consiste em uma equipe com conhecimento digital para prestar consultoria ao associado, para que, assim, ele possa expandir as vendas. “Nós já temos programas de consultoria de marketing digital, mas vamos fortalecer, com membros de nossa diretoria envolvidos nessa causa”.
O tema “conhecimento” já era explorado pela associação, mas será intensificado por Duarte. “No nosso Café da Manhã de Negócios, já percebemos uma mudança no perfil do público, com pessoas carentes por conhecimento”, disse Duarte. A meta, segundo o presidente, é encerrar a nova gestão com pelo menos 5 mil associados. (Virgínia Kleinhappel Valio)
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