Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Câmara aprova projeto que declara mural de Kobra como patrimônio cultural

O mural inspirado em obras literárias pode ser visto de longe por quem passa pela rua Doutor José Aleixo Irmão, no bairro Alto da Boa Vista

03 de Maio de 2022 às 16:16
Wilma Antunes [email protected]
Mural é inspirado em clássicos literários.
Mural é inspirado em clássicos literários. (Crédito: Reprodução/@kobrastreetart)

Inspirado em obras literárias, o mural de cores vibrantes criado pelo artista plástico urbano Eduardo Kobra, em uma escola particular de Sorocaba, agora será considerado Patrimônio Cultural Imaterial do município.

Isso porque o Projeto de Lei (PL) de número 79/2022, do Executivo, foi aprovado nesta terça-feira (3), por unanimidade, em sessão ordinária da Câmara de Vereadores.

A obra de arte, produzida em janeiro de 2021, conta com seis prateleiras com 250 livros em um painel de 22 metros de altura por 11 metros de largura.

Para chegar ao resultado que encanta que passa pela rua Doutor José Aleixo Irmão, no Alto da Boa Vista, o artista, pela primeira vez, recebeu sugestões de internautas para desenvolver o trabalho.

Os livros desenhados no mural trazem títulos de clássicos, que foram sugeridos por usuários das redes sociais, como “Os Sertões”, de Euclides da Cunha; “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo; “Macunaíma”, de Mário de Andrade; “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector; entre outros. A obra foi realizada com o propósito de inserir as novas gerações no universo encantador da leitura.

Eduardo Kobra é um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, com obras em cinco continentes, além de estar no livro dos recordes com o maior mural do mundo, feito em uma fábrica de chocolates, na rodovia Castello Branco (SP-280), com mais de 5 mil metros quadrados (m²).