Perda imensurável
Morre o Tenente-Brigadeiro do Ar Cherubim Rosa Filho, aos 96 anos
Nascido em Sorocaba, Cherubim teve importante atuação na FAB e foi ministro do Supremo Tribunal Militar
O Tenente-Brigadeiro do Ar Cherubim Rosa Filho morreu de causas naturais, aos 96 anos, na noite desta segunda-feira (2). Nascido em Sorocaba, Cherubim teve importante atuação na Força Aérea Brasileira (FAB) e foi ministro do Supremo Tribunal Militar (STM). Ele morava em Brasília (DF) há mais de 30 anos e deixa uma filha.
A carreira do Tenente-Brigadeiro do Ar começou em 1945, quando decidiu ingressar na antiga Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos durante a Segunda Guerra Mundial. Lá, ele começou como Aspirante-Estagiário e logo ocupou outras posições de destaque.
Em 1959, quando era Capitão Aviador, foi selecionado para frequentar os cursos de Oficial de Suprimento e de Treinamento Integrado da Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf). Em 1968, foi selecionado novamente para, no Panamá, ser instrutor convidado da Usaf na Academia Interamericana da Força Aérea (Iaafa), função que permaneceu até 1970.
Alguns anos depois, em 1979, foi promovido a Brigadeiro do Ar e designado para a 1ª subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica. Cherubim Rosa Filho é o segundo sorocabano promovido a Brigadeiro, atrás apenas de Tobias de Aguiar. Em 1989, foi elevado, por escolha do então Ministro da Aeronáutica, a Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.
Cherubim Rosa Filho recebeu 18 condecorações no decorrer de sua vida e participou de importantes comissões, como a Lei de Organização Judiciária Militar, atualização do código penal militar (CPM); direito penal militar; direito de guerra; e regimento interno.