Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ensino público

Prefeitura de Sorocaba compra tablets e chromebooks para educação

Investimento é de R$ 16 milhões. Equipamentos são para alunos e professores

02 de Maio de 2022 às 21:24
Cruzeiro do Sul [email protected]
Sedu também irá adquirir serviços de internet móvel para os estudantes
Sedu também irá adquirir serviços de internet móvel para os estudantes (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), adquiriu tablets e chromebooks para a Rede Municipal de Ensino. Segundo informou o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), durante entrevista na rádio Cruzeiro FM 92,3, o investimento será de R$ 16 milhões. A programação de entrega dos equipamentos nas unidades escolares está prevista para ter início em pouco mais de um mês.
Serão disponibilizados 4.470 tablets e 4.300 chromebooks para estudantes do ensino fundamental dos anos iniciais e finais (1º ao 9º anos).

Inicialmente, os equipamentos serão usados exclusivamente nas escolas. Serão entregues, também, mais 2.977 chromebooks para os professores. A Sedu informou que, paralelamente, está em fase de compra o serviço de internet móvel para os estudantes.

O secretário da Educação, Marcio Carrara, destaca que a aquisição dos equipamentos é mais uma etapa da revolução que está acontecendo na educação de Sorocaba. “Estamos investindo na estrutura das nossas escolas, com equipamentos, conectividade e tecnologia. Essas aquisições contribuirão, ainda mais, para a qualidade do ensino oferecido aos nossos estudantes”, afirmou.

Em outubro de 2021, a Sedu iniciou essa modernização tecnológica, com a entrega de equipamentos de informática para as escolas da rede municipal. Foram disponibilizados 1.407 computadores, sendo 655 notebooks e 752 minicomputadores, além de 200 roteadores, 65 switchs (equipamento que possibilita a conexão de computadores em rede) e dois controladores de acesso wireless (que administrarão remotamente o acesso dos equipamentos).

Em janeiro deste ano, foram instaladas, ainda, 930 lousas digitais. O dispositivo possibilita, entre muitas outras funcionalidades, visualizar mapas em 3D, aplicar jogos de raciocínio lógico, realizar simulações de experimentos científicos, fazer visitas virtuais a museus e parques, a produção de textos coletivos, entre muitos outros recursos possíveis de exploração. (Da Redação)