Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campanhas de vacinação

Sorocaba vacina crianças e profissionais de saúde contra sarampo e gripe

Esses públicos recebem os imunizantes nesta segunda (2); idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas também podem se vacinar contra a Influenza

02 de Maio de 2022 às 07:53
Cruzeiro do Sul [email protected]
 Durante esta semana, haverá campanhas e vacinação contra a gripe, sarampo e Covid-19 em Sorocaba
Durante esta semana, haverá campanhas e vacinação contra a gripe, sarampo e Covid-19 em Sorocaba (Crédito: Fábio Rogério )

As criança de seis meses até quatro anos e profissionais de saúde recebem as vacinas contra a gripe e sarampo nesta segunda-feira (2) em Sorocaba. Ainda nesta segunda (2), idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas podem tomar somente o imunizante contra a Influenza nesta segunda (2). Durante a semana,  também haverá aplicação das doses contra a Covid-19 para todos os públicos. O calendário vacinal misto continua em vigor na cidade. Por isso, as campanhas ocorrem de forma escalonada. Todas as vacinas são aplicadas nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 9h às 15h. 

A imunização contra a gripe ocorrerá nesta segunda (2), quarta (4) e  sexta-feira (6). Nos três dias, serão atendidos idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças com idades entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas. A vacina contra o sarampo estará disponível nas mesmas datas. Podem tomá-la crianças a partir de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias e profissionais de saúde. A vacina tríplice viral aplicada na campanha protege, além do sarampo, contra rubéola e caxumba. 

As crianças têm de estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Também devem levar documento de identidade com foto e a carteira de vacinação. Profissionais de saúde precisam apresentar, também, comprovante de vínculo empregatício com estabelecimento do setor.

Já a vacinação contra a Covid-19 acontecerá na terça (3) e quinta-feira (5), para todos os públicos elegíveis (crianças a partir de 5 anos, adolescentes e adultos). Quem precisar tomar qualquer dose pode comparecer a uma UBS. 

Adultos e adolescentes necessitam apresentar RG, CPF e comprovante de imunização da dose já recebida. As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Precisam, igualmente, apresentar a carteira de vacinação, documento de identidade e CPF ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências devem levar, ainda, comprovante da condição de risco delas (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica ou cadastro já existente na UBS). 

Se preferirem, os pais ou responsáveis podem fazer o pré-cadastro para a imunização no site Vacina Já. Caso não consigam efetuar o agendamento pela internet, podem fazê-lo presencialmente, nas UBSs. (Da Redação)