Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Banco de Leite Materno está com estoque baixo

29 de Abril de 2022 às 00:01
Kally Momesso [email protected]
Mulheres amamentando podem contribuir doando leite para alimentar outros bebês.
Mulheres amamentando podem contribuir doando leite para alimentar outros bebês. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O Banco de Leite Materno do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) está precisando de doações. Mulheres amamentando podem contribuir doando leite para alimentar outros bebês.

De acordo com o gerente executivo do CHS, Edson Hayashi, as doações para o Banco de Leite estão abaixo da média para o período. “Geralmente temos uma queda nas doações nos três primeiros meses do ano, porém este ano a queda se estendeu”, informou.

Hayashi ainda explicou que toda mulher que está amamentando, estando com saúde adequada, pode ser doadora, desde que não seja fumante e não tenha feito tatuagem no último ano.

A extração do leite é realizada pela própria mãe. Basta escolher um frasco de vidro com tampa plástica, como os de café solúvel ou maionese, e higienizar bem. O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. Posteriormente, a mãe pode entregar o frasco para o banco de leite. As mulheres também podem solicitar a coleta domiciliar.

“Todo leite doado, após o processo de pasteurização é utilizado para os bebês internados em nossa UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal e setores de pediatria do hospital”, disse Hayashi. O leite humano é o alimento mais completo nutricionalmente, auxiliando no desenvolvimento cerebral e prevenindo alergias e infecções.

Carro reformado

O Banco de Leite conta agora com auxílio de um carro restaurado para a coleta semanal de leite nas casas das doadoras. O projeto do Rotary Club Sorocaba Sul, “Uno Lata Velha”, reformou o veículo que estava em desuso.

“Esse veículo estava sem muitas peças, motor travado, sem pneu, um veículo sucata. Com parceiros, nós [do Rotary] restauramos o carro, refizemos a pintura, tiramos os amassados, foi feito o câmbio, interior do veículo, e suspensão. O carro está pronto para o uso”, contou o Eurico Galvão, integrante da Comissão de Projetos.

Segundo Galvão, o projeto, assim como o Rotary, tem como intuito colaborar com a sociedade. Para o gerente executivo do CHS, o carro trará maior agilidade nos processos de coleta. (Kally Momesso)