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Sorocaba

Bilheteria com autoatendimento é testada no terminal Santo Antônio

Medida prevê agilizar o serviço aos usuários do transporte coletivo

29 de Abril de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Nas próximas semanas outras 17 máquinas serão instaladas nos terminais.
Nas próximas semanas outras 17 máquinas serão instaladas nos terminais. (Crédito: SECOM SOROCABA)

Teve início, ontem (28), em fase de testes, a operacionalização da primeira bilheteria de autoatendimento no terminal Santo Antônio, instalada como medida para agilizar a aquisição de bilhetes do transporte coletivo. De forma gradativa, nas próximas semanas, 17 equipamentos serão instalados, abrangendo também os terminais São Paulo, São Bento e Vitória Régia.

A iniciativa é uma alternativa a mais aos usuários do transporte público. Quem preferir também terá a opção de comprar nos guichês da Urbes. “A Urbes está atenta ao que há de mais moderno no mercado, com o objetivo de dar cada vez mais qualidade aos serviços prestados à população”, disse o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

O bilhete pode ser adquirido na máquina de autoatendimento por meio de dinheiro ou cartão de débito. Aqueles que já têm cartão do transporte público podem, inclusive, consultar o saldo disponível e realizar a operação por meio dele, cujas informações já estão cadastradas no sistema.

As demais bilheterias de autoatendimento serão liberadas para uso, conforme cada uma delas tiver seu sistema operacional configurado e o processo de homologação técnica já finalizado. “Com a ampliação do uso desse sistema, a meta é reduzir o tempo de espera de compra de bilhetes, sobretudo, nos horários de pico, ou seja, logo pela manhã, no horário do almoço e no fim de tarde”, informou Barreto.

A empresa pública mantém, ainda, 160 postos credenciados de venda de bilhetes, espalhados por todas as regiões da cidade. Há, também, a alternativa de que os usuários das linhas operadas pelas concessionárias BRT e Consor comprem os passes via aplicativo Cittamobi, baixado diretamente no celular. A Urbes já realiza estudos para estender a utilização desse aplicativo aos usuários das linhas operadas pela empresa City, integrando todo o sistema.

Venda volante e novo site

Outras duas iniciativas para agilizar a compra de bilhetes pelo usuário do transporte coletivo na cidade e que, igualmente entrarão em funcionamento, em breve, são a disponibilização de vans equipadas com bilheterias volantes e a modernização do site da Urbes, permitindo a aquisição on-line de passes, via cartão de crédito ou débito.

“Serão duas vans, que já estão devidamente identificadas e equipadas. Resta apenas concluir a homologação de uso das máquinas de venda de bilhetes. A previsão é que esse serviço já esteja disponível nos próximos dias. Elas vão se posicionar em locais em que for constatado aumento da demanda para aquisição de passagens”, disse Barreto. Quanto à modernização do site da Urbes, a estimativa é que esteja finalizado em dois meses. (Da Redação)