Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidades

Salto estuda rodízio de água na região noroeste da cidade

Moradores do Portal do Éden, em Itu, estão desabastecidos desde sábado (23)

28 de Abril de 2022 às 00:01
Kally Momesso [email protected]
Técnicos do Saae de Salto explicam como o rodízio deverá funcionar.
Técnicos do Saae de Salto explicam como o rodízio deverá funcionar. (Crédito: DIVULGAÇÃO / SAAE / SALTO)

Salto poderá passar por esquema de rodízio de água na região noroeste da cidade. A informação foi divulgada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) da cidade na segunda-feira (26). Segundo a autarquia, a medida é necessária devido à estiagem, que tem refletido atualmente em níveis muito baixos no Ribeirão Buru, de onde a ETA João Jabour capta água.

Ainda de acordo com o Saae, a decisão foi tomada com consequência de chuvas insuficientes em 2022. Além disso, o município não possui uma represa, o que possibilitaria a reservação de água bruta para épocas de pouca precipitação pluviométrica.

A região será dividida em três grupos, blocos A, B e C. O cronograma de abastecimento prevê que os bairros ficarão 24 horas com água e 24 horas sem.

O bloco A receberá água na noite dos dias ímpares, com a abertura às 20h e o fechamento no mesmo horário do dia seguinte. Já os bairros do bloco B receberão água na noite dos dias pares do mês, com a abertura sendo feita também às 20h e o fechamento às 20 horas do dia seguinte. Os bairros do bloco C, por sua vez, entrarão num sistema 12 por 12 e receberão água todos os dias, mas das 20h até as 8h da manhã seguinte.

No grupo A estão os bairros Santa Rita, Haras São Luis, João Jabour, Picollo Paese, Jardim União, Residencial Piccolino, Moradas São Luis, Vila dos Eucaliptos, Jardim Taquaral, Zuleika Jabour e São João (ruas específicas). No grupo B, Vila Norma, Bom Retiro II, Jardim Alvorada, Jardim Nova Era, Santa Edwirges, São Gabriel, São Gabriel II, São Judas, São João (ruas específicas), Vila Martins e Jardim América. O grupo C é composto pelos bairros Buru, Santa Izabel e Portal dos Bandeirantes. O cronograma, com a opção de pesquisa por bairro, está disponível em www.saaesalto.org/rodizio.

Em Itu

Já em Itu, moradores do bairro Portal do Éden, reclamam da falta de água desde sábado (23). Conforme os relatos, o desabastecimento seria recorrente na região. A municipalidade confirmou a falta de água, mas informou que já estava providenciando formas de normalizar a situação.

Erick Silva, de 26 anos, está sem água desde sábado (23). A Prefeitura informou que está enfrentado problemas consecutivos em equipamentos da Estação de Tratamento de Água do Portal do Éden e também na captação de água bruta que abastece o local e disse que disponibilizou caminhões-pipas na segunda-feira (25) e terça-feira (26) para os moradores.

Silva confirmou o envio de caminhões- pipas, mas ressaltou que o serviço não atende todo o bairro, como é o caso da sua mãe. Também moradora do Portal do Éden, ela passa por problemas de saúde e, por isso, não consegue pegar baldes de água. Na terça-feira (26), por exemplo, ela ficou sem água.

A Prefeitura explicou que o trabalho de captação de tratamento de água na ETA Portal do Éden já foi retomado. “Assim que os reservatórios atingirem bons níveis, o abastecimento de água será liberado primeiro aos bairros Portal do Éden, Vila Martins e Vila Vivenda. Depois, para os condomínios Village Castelo e City Castelo”, informou em nota.

Manifestação

Moradores do bairro Portal do Éden foram às ruas pedindo pela normalização do abastecimento de água na região. A manifestação aconteceu na terça-feira (26), à noite, na rodovia SP-79. Segundo o Erick Silva, essa não é a primeira vez que os moradores se organizam pela falta de água. (Kally Momesso)