Buscar no Cruzeiro

Buscar

Piedade

Família de menino que amputou braço não reconhece campanha

Sem pedir autorização, Blog do Zé Bento pede doações para eventual prótese

27 de Abril de 2022 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Foto do menino e familiar também é usada sem consentimento.
Foto do menino e familiar também é usada sem consentimento. (Crédito: REPRODUÇÃO FACEBOOK)

A família da criança de 3 anos que teve o braço esmagado por um maquinário agrícola em Piedade, no último dia 19, e, posteriormente foi submetida à amputação do membro, agora lida com mais uma dor de cabeça. Isso porque a página intitulada Blog do Zé Bento, no Facebook, utiliza a situação para organizar uma falsa arrecadação de fundos. Nas redes sociais, os administradores do perfil anunciaram uma “megacampanha” para realizar a compra de uma prótese para o menino. O procedimento de confecção do aparelho, no entanto, não pode ser realizado com apenas uma semana após a cirurgia.

Um integrante da família da criança -- que preferiu não ser identificado -- disse ao Cruzeiro do Sul que ninguém autorizou a campanha do Blog do Zé Bento. O fato preocupa a família, que diz não saber para quem as pessoas estão direcionando o dinheiro e nem onde ele será investido. “A página não pediu autorização, não perguntou se íamos fazer alguma campanha, nem nada. Apenas soltou a publicação. A avó do menino se sentiu invadida e está preocupada se alguém mandou dinheiro”, relatou.

A publicação, feita no dia 24 de abril, já tem mais de mil compartilhamentos e quase 200 comentários. Muitos deles são de pessoas que perguntam para qual conta transferir o dinheiro, porém, não há nenhuma resposta pública por parte do Blog do Zé Bento. Segundo parentes da criança, os últimos dias têm sido difíceis e problemas como esses não deveriam existir. “Nem os pontos ele tirou, ainda não retornou ao médico. Tem todo um procedimento para isso, sessões de fisioterapia... Não é assim”, desabafou.

Caroline Escanhoela, advogada da família, se manifestou sobre o caso em suas redes sociais. Ela afirmou que a família não solicitou nenhum tipo de ajuda e que os próximos passos ainda estão sendo analisados. “Não é crítica a nenhuma boa intenção, apenas em caráter informativo. Tenho absoluta certeza que toda a família será amparada, que boas ações serão bem-vindas, mas tudo em um momento adequado e oportuno. Eu só não informo diretamente à página porque eles me bloquearam”, disse.

O Blog do Zé Bento tem um histórico polêmico na internet. Esta não é a primeira vez em que a página interfere em questões sociais e causa constrangimento às pessoas envolvidas. De acordo com internautas, não há espaço para questionamentos no perfil. Desta forma, aqueles que solicitam esclarecimentos acabam bloqueados ou banidos. A reportagem tentou contato com o Blog do Zé Bento, mas não obteve respostas até o fechamento desta edição.

Relembre o caso

Um menino de 3 teve o braço esmagado, em Piedade, por uma esteira industrial utilizada no processamento de cebolas. O acidente ocorreu no dia 19 de abril, no bairro da Roseira. Segundo testemunhas, a manga da blusa da criança teria enroscado no maquinário e o membro da vítima foi puxado. A vítima ficou internada na UTI do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) por um dia e precisou passar por uma cirurgia de amputação. A criança recebeu alta médica na última sexta-feira (22). (Wilma Antunes)