Buscar no Cruzeiro

Buscar

Astronomia

Meteoro explode duas vezes nos céus sorocabanos

O fenômeno é raro e foi gravado pela estação do professor e físico, Marco Antonio Centurion Medeiros

21 de Abril de 2022 às 17:51
Kally Momesso [email protected]
O duplo bólido foi flagrado em Sorocaba
O duplo bólido foi flagrado em Sorocaba (Crédito: Divulgação / Bramon)

Um meteoro intrigante rasgou os céus sorocabanos às 19h17 desta quarta-feira (20). O fenômeno chamou atenção do professor e físico, Marco Antonio Centurion Medeiros, que opera a estação do Clube de Astronomia Centauri, por explodir duas vezes.

O fenômeno é raro e foi gravado pela estação de Centurion. Durante seis segundos, o 'duplo bólido' iluminou os céus e impressionou o físico. "É mais raro do que uma explosão única", explicou Centurion.

De acordo com ele, isso acontece devido à pressão sobre a superfície do meteoro. "Se a pressão é maior do que a suportada pelo seu corpo, ele explode. O caso da explosão ser dupla, pode ter acontecido devido ao tamanho ou massa do meteoro", esclareceu à reportagem. 

Marco Antonio Centurion Medeiros faz parte da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), em que pessoas trabalham voluntariamente, em todo o território nacional, com o monitoramento dos céus noturnos.

O acompanhamento é feito através de câmeras que ficam ligadas durante toda a noite, aguardando a passagem dos meteoros de alto brilho. Cada câmera fica apontada para uma direção fixa no céu. Após o registro do meteoro, o operador da estação deve analisar a captura.