Buscar no Cruzeiro

Buscar

Polícia

Homem acusado de sequestrar e roubar vendedores é preso em Sorocaba

Ele simulava compras de aparelhos eletrônicos pela internet e, quando ia retirar os equipamento, rendia as vítimas, as levava para um cativeiro e as roubava

19 de Abril de 2022 às 08:01
Vinicius Camargo [email protected]
Homem compra videogames pela internet e obrigado os vendedores a lhe fazerem transferências bancárias
Na casa do homem, foram apreendidos diversos equipamentos, como videogames, celulares e televisões. (Crédito: Divulgação/ Polícia Civil )

Um homem de 33 anos, acusado de sequestrar e roubar vendedores de produtos eletrônicos, foi preso na manhã desta terça-feira (19), em Sorocaba. Ele foi capturado pela Polícia Civil, por agentes do 8º Distrito Policial (DP), no bairro Nova Sorocaba, zona norte da cidade. Até o momento, foram identificadas duas vítimas.

Segundo o delegado Acácio Aparecido Leite, titular do 8º DP, havia dois mandados de prisão por roubo contra ele. Um foi expedido pela Justiça de Sorocaba e o outro, pela comarca de Itaquaquecetuba, na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), cidade natal dele.

Leite informa que o acusado aplicava golpes pela internet. Em sites de compras, ele contatava pessoas que vendiam aparelhos eletrônicos, especialmente, videogames e celulares, e dizia estar interessado em comprá-los. Quando o vendedor ia entregar os produtos, era rendido pelo acusado, tinha mãos e pés amarrados e era levado para um cativeiro. Posteriormente, ele roubava cartões das vítimas e efetuava saques e transferências bancárias, principalmente, por meio de Pix. Também ficava com os dispositivos.

Esse foi exatamente o modus operandi do caso envolvendo as duas vítimas já identificadas, ocorrido em abril deste ano. Na ocasião, o golpista roubou R$ 27 mil de dois homens, ao simular a compra de um videogame. A entrega foi marcada em uma chácara no Parque São Bento. No local, ele rendeu as vítimas, as ameaçou e pegou o dinheiro. Ainda conforme o delegado, considerado os itens e o dinheiro roubados dos vendedores, o prejuízo ultrapassa R$ 100 mil. Na casa dele, foram apreendidos diversos equipamentos, como videogames, celulares e televisões.

O homem foi encaminhado para a sede do 8º DP, onde foi autuado por roubo. Ele passará por audiência de custódia nesta quarta-feira (20). Posteriormente, será encaminhado temporariamente para a cadeia de São Roque e, depois, deve ser transferido para outra unidade prisional. A participação da esposa dele nos golpes também é investigada. Ela foi ouvida e liberada.

As investigações continuam. Agora, a polícia busca descobrir se ele fazia parte de uma quadrilha e identificar os outros possíveis integrantes do bando. "Acreditamos que os outros membros da quadrilha sejam de Itaquaquecetuba também. Por ele ser de lá, nós acreditamos que ele chamava o pessoal de lá para vir fazer os roubos aqui com ele", diz Leite.

Os investigadores igualmente obtiveram ordem judicial para a quebra do sigilo bancário do homem, para averiguar o destino do dinheiro roubado. Outros objetivos são averiguar e há mais vítimas e descobrir onde fica o cativeiro para onde as pessoas sequestradas eram levadas. Além disso, os itens apreendidos nesta terça-feira (19) passarão por perícia.