Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olho no termômetro

Meteorologia prevê recorde de frio: Ibiúna deve registrar 8°C, Sorocaba 11ºC

Temperatura começou a cair na tarde de sábado (16) e quem saiu para passear levou agasalho

16 de Abril de 2022 às 21:29
Da Redação [email protected]
Temperatura em Sorocaba
Temperatura em Sorocaba (Crédito: Fábio Rogério)


De acordo com informações do Climatempo, a nova massa de ar de origem polar que se espalhou pelo Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste se intensificará neste Domingo de Páscoa (17)

Podem tirar os casacos dos armários, pois as próximas madrugadas poderão ser ainda mais frias do que as temperaturas registradas em alguns estados do Brasil nesta sexta-feira (15). A expectativa é de que a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) registre mínima de 8ºC nas madrugadas deste domingo (17) e também de segunda-feira (18). Fenômeno semelhante deve ocorrer nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, além de Mato Grosso do Sul no centro-oeste, onde os termômetros devem cair aos níveis mais baixos de 2022 até o momento.

De acordo com informações do Climatempo, a nova massa de ar de origem polar que se espalhou pelo Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste se intensificará neste Domingo de Páscoa (17). Contudo, os dias terão predomínio de sol em quase todas as capitais, mas com queda dos números durante a madrugada.

Em Sorocaba, de acordo com o Climatempo, os termômetros devem descer até os 11ºC, por volta das 4h da madrugada deste domingo (17). A previsão é de que a temperatura comece a subir vagarosamente a partir do nascer do sol, às 6h. Porém, não se pode esperar que faça calor. A máxima do dia ficará na casa do 23ºC, entre 14h e 15h, mas volta a despencar rapidamente. A madrugada de domingo (17) para segunda-feira (18) será um pouco menos fria. Mesmo assim, a temperatura mínima deverá ficar em torno de 13ºC.

O recorde de frio na RMS no fim de semana deverá ser batido na madrugada deste domingo (17), em Ibiúna: 8ºC. Tapiraí e Piedade deverão registrar mínima de 9°C. Para Araçoiaba da Serra, o instituto de meteorologia prevê variação de 10ºC.

Capitais geladas

O frio também deve prevalecer em todas as capitais das regiões sul e sudeste. O boletim mais recente, distribuído no sábado (16) à noite, previa 8ºC em Curitiba (PR). O recorde anterior era de 10,5°C, registrado na Sexta-feira Santa (15).

Veja a expectativa para as demais capitais da região: Florianópolis (SC), 13°C; São Paulo, 11°C -- o recorde atual era 14,6°C, no dia anterior; Rio de Janeiro, 15°C -- recorde em 2022 era 19,1°C, em 22 de março; Belo Horizonte, 13°C; e Vitória, 19°C. O frio chega também ao centro-oeste do País, onde Campo Grande tem previsão de 14°C neste domingo (17).

Na sexta-feira (15), Santa Catarina registrou a menor temperatura no Brasil em 2022, segundo as medições de institutos oficiais. O novo recorde foi de -1,6°C em Bom Jardim da Serra/Comunidade XV Dias e em Urupema/Parque de Exposições, conforme medições realizadas pelo Epagri/Ciram, órgão de monitoramento ambiental e meteorológico do governo do estado. O feito anterior era de -0,7°C, registrado no dia 1º de abril.

Geadas e chuva

O risco de geada segue elevado neste domingo (17) sobre o sul do Paraná e nas áreas de serra catarinense. Nas demais áreas, as possibilidades se restringem a trechos isolados no Paraná e em São Paulo.

Em quase toda a região norte e no nordeste do Brasil, a situação será bem diferente. O domingo deverá repetir o panorama de sábado, com muita chuva. Há risco de temporal para o Amazonas, Pará, o norte do Mato Grosso e na divisa do Tocantins com Goiás. (Da Redação)