Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sexta-feira Santa

Encenações da Paixão de Cristo e procissões voltam a atrair fiéis

Celebrações da Sexta-feira Santa lotaram a Catedral Metropolitana e o Parque dos Espanhóis

16 de Abril de 2022 às 01:35
Wilma Antunes [email protected]
No Parque dos Espanhóis, espetáculo teatral mostrou os últimos momentos da vida terrena de Jesus Cristo
No Parque dos Espanhóis, espetáculo teatral mostrou os últimos momentos da vida terrena de Jesus Cristo (Crédito: Wilma Antunes)

Após dois anos de cerimônias tímidas, cercadas pelo medo de um vírus mortífero, os fiéis finalmente puderam celebrar, juntos, os mistérios da vida de Jesus. A Sexta-feira Santa, ontem (15), foi marcada por fé e emoção em Sorocaba. Isso porque a Catedral Metropolitana e o Parque dos Espanhóis voltaram a receber a tradicional encenação da Paixão de Cristo, que foi acompanhada por centenas de pessoas. Depois dos espetáculos, procissões tomaram as ruas da cidade.

O Sermão das “Sete Palavras de Jesus”, realizado às 9h, na Catedral Metropolitana, proporcionou reflexões aos fiéis. Mais tarde, às 15h, a ação litúrgica da Paixão do Senhor comoveu quem acompanhou a missa. A encenação da Paixão de Cristo começou às 17h e reviveu os últimos momentos do Filho de Deus antes da crucificação.

A atuação emocionou tanto o público quanto o próprio elenco. Durante a peça, algumas pessoas choravam, outras se ajoelhavam para fazer uma oração. Também houve quem preferiu assistir ao espetáculo em espaços isolados da Catedral para fazer a sua devoção. Após o teatro, os fiéis seguiram a imagem de Nossa Senhora das Dores na procissão do Senhor Morto. O trajeto seguiu as ruas da Penha, Barão do Rio Branco e São Bento, na região central do município.

Dona Isaura de Campos, de 74 anos, fez questão de acompanhar a imagem da santa. “É muito lindo poder viver tudo isso de novo; desta vez com todo mundo vacinado, em segurança. Nossa Senhora deu força para muita gente nesses tempos difíceis. Cada um sabe a dor que carrega. Que a partir de agora, a gente possa viver muitos momentos como esse”, disse.

A noite também foi de sentimentos intensos para os católicos sorocabanos. O Parque dos Espanhóis, na Vila Assis, ficou lotado de pessoas para a encenação da Paixão de Cristo. O espetáculo foi realizado pela Casa de España, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e da Paróquia São Francisco de Assis, da Vila Assis.

Na frente de honra da celebração estiveram o secretário de mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini, representando o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos); o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner; o presidente da Casa de España, Alexandro Giovanni; e o padre da Paróquia São Francisco de Assis, Fernando Henrique Batista Giuli.

Além de reviver os episódios marcantes da vida de Jesus, o local ainda contou com barracas de alimentação de pequenos empreendedores. Em seguida, os fiéis percorreram a Via Crucis, pelas ruas João Francisco Neves, Marquês de Itu, Campos Salles, Venezuela, José Maria Moreira, Mantiqueira, Montevidéo e Guianas. O encerramento ocorreu no Morro do Garrido, no bairro Parada do Alto.

O espetáculo faz parte do calendário de eventos oficiais da cidade, por meio da lei municipal 8.222/2000. O secretário Zamuner ficou contente com a retomada das atividades culturais na cidade e disse que o evento superou as suas expectativas. “É uma felicidade retomar os trabalhos de cultura depois de dois anos. Todo mundo estava precisando disso, é bacana voltar com o apoio de tantas pessoas e com essa platéia. Com certeza, superou as nossas expectativas”, concluiu. (Wilma Antunes)

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos