Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim

Contratação de leitos Covid em Votorantim foi irregular, diz TCE

Tribunal determinou envio das informações do processo ao Ministério Público

14 de Abril de 2022 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Leitos contratados eram administrados pelo Moriah no hospital municipal.
Leitos contratados eram administrados pelo Moriah no hospital municipal. (Crédito: VINÍCIUS FONSECA / ARQUIVO JCS (3/7/2020))

 

O contrato entre a Prefeitura de Votorantim e o Instituto Moriah -- que administra o hospital municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça --, em 2020, para suprir a demanda de leitos Covid na cidade durante a pandemia foi julgado irregular pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O julgamento ocorreu na terça-feira (12), à tarde. Oito termos aditivos ao contrato foram julgados irregular pelo TCE, sendo sete de 2020 e um de 2021.

Os aditivos -- acréscimos de tempo ou de valor em um contrato -- foram assinados entre junho e dezembro de 2020, na gestão de Fernando de Oliveira Souza e em fevereiro de 2021, já na gestão de Fabíola Alves da Silva Pedrico. Todos foram julgados irregulares. O TCE ainda determinou a remessa de todas as informações do processo ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) para eventuais providências.

Segundo o relator do caso, conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, todos os termos aditivos foram “contaminados” pelo chamado princípio da acessoriedade, isso levando em consideração que o contrato principal já havia sido julgado irregular. Ainda conforme ele, houve diversos apontamentos na inspeção dos órgãos internos do TCE. O acompanhamento pela irregularidade, como costuma ocorrer, foi por unanimidade.

Na mesma data e sessão de julgamento, o TCE reconheceu o termo de recebimento definitivo e o acompanhamento da execução contratual. Todos os instrumentos foram fiscalizados pela Unidade Regional de Fiscalização de Sorocaba (UR-9). O contrato tinha como objetivo a prestação de serviços hospitalares, com vistas ao aumento da oferta de leitos destinados a pacientes acometidos pela Covid-19, nos níveis intermediário e grave da doença.

Em nota, a Prefeitura de Votorantim disse que teve ciência da decisão do TCE. “Porém, como tal contrato já expirou e essa decisão não penaliza o Poder Executivo, não há interesse da Prefeitura em apresentar recurso. Importante salientar que trata-se de contrato da gestão anterior”, afirmou.

O ex-prefeito Fernando de Oliveira Souza afirmou que não foi citado e não tem conhecimento sobre a decisão. (Marcel Scinocca)