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Páscoa

Ovos artesanais ganham mercado nesta Páscoa

Pequenos comércios e confeiteiros investem pesado na produção dos doces

14 de Abril de 2022 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Pesquisa indica que 58% dos entrevistados irão optar pela compra de doces caseiros.
Pesquisa indica que 58% dos entrevistados irão optar pela compra de doces caseiros. (Crédito: REPRODUÇÃO)

O apelo visual das “parreiras” enfeitadas com ovos da Páscoa nos supermercados de Sorocaba encanta os olhares dos consumidores, mas não agrada o bolso. Com o preço nas alturas, os ovos caseiros ou artesanais ganham cada vez mais espaço no favoritismo dos fregueses. Assim, pequenos comércios e confeiteiros investem pesado na produção dos doces.

Uma pesquisa realizada pela Associação Comercial de Sorocaba (Acso), em parceria com a Athon Ensino Superior, publicada no último dia 11, revelou que 58,4% dos entrevistados optarão pelos ovos artesanais para a Páscoa deste ano. O resultado do estudo acompanha o levantamento feito pela Kantar, que revelou que os ovos de chocolate industrializados deixaram de ser comprado em 9 milhões de casas, em 2021.

Em compensação, 600 mil lares foram atraídos pelos ovos artesanais que, além de ter um preço mais em conta, oferecem a possibilidade de personalização conforme os gostos dos clientes. De olho nas tendências deste feriado, a empresária Juliana Zaia, proprietária de uma unidade da Rede Bom Lugar Supermercados no bairro São Guilherme, zona norte da cidade, decidiu acompanhar essa mudança.

No fim de 2021, ela iniciou um planejamento para começar a trabalhar com ovos de fabricação própria. A empresária também, aposta em um mix de produtos que leva em conta a procura dos consumidores por chocolates menores e mais tradicionais. “É uma maneira que encontramos de unir um produto de qualidade, com sabores que agradam diversos gostos. A expectativa é boa e esperamos que os clientes gostem da novidade”, disse.

O confeiteiro Matheus Rodrigues, proprietário da Brigadeiro Sorocabano, também está confiante e espera bons resultados neste ano. Ele, que trabalha com a confecção de doces durante o ano todo, percebeu que, na Páscoa, os pedidos aumentaram de forma exponencial. O preço dos insumos, no entanto, tem sido o seu maior desafio na produção.

E o problema tem explicação, é que a inflação também chegou no cacau e no açúcar. Outra razão para a alta nos alimentos é o aumento dos custos operacionais, reflexo de fatores como reajuste de combustíveis. Consequentemente, os ovos de chocolate podem estar até 8,5% mais caros nos supermercados e chocolaterias.

Mesmo assim, o cardápio elaborado por Rodrigues tem desde produtos simples, com média de R$ 40, a ovos mais elaborados, com ingredientes finos, que podem ultrapassar os R$ 100. O confeiteiro também produz doces pensados para as crianças, como os kits minichefe confeiteiro, em que os pequenos consumidores podem soltar a imaginação na hora de comer a guloseima.

“Estou bem empolgado com essa Páscoa, porque as coisas estão voltando ao normal. Os pedidos estão aumentando, principalmente no delivery. Mas os preços dos insumos também subiram. Para se ter uma ideia, eu pagava R$ 3,99 no leite condensado. Agora, ele está custando R$ 5,50. Apesar disso, o ovo artesanal ainda é bem mais barato que o industrializado”, explicou. (Wilma Antunes)