Buscar no Cruzeiro

Buscar

Investimentos

Encontro em Sorocaba discute ações para saneamento rural na região

O estudo permitirá a elaboração de um relatório sobre a situação do saneamento rural nos 645 municípios paulistas

11 de Abril de 2022 às 20:09
Cruzeiro do Sul [email protected]
A ação será realizada em conjunto com a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, como parte do
A ação será realizada em conjunto com a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, como parte do "Projeto Estratégico territorializado de atuação governamental no Estado de São Paulo" (Crédito: Secom / Divulgação)

Sorocaba sedia, nesta quarta-feira (13), evento da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio de sua Superintendência Estadual em São Paulo (Suest/SP), para apresentação de projeto de saneamento rural para prefeitos de 34 cidades da região e que integram as bacias hidrográficas dos rios Sorocaba e Médio Tietê. O encontro está marcado para as 10h, no Teatro Municipal Teotônio Vilela.

A ação será realizada em conjunto com a Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV), como parte do “Projeto Estratégico territorializado de atuação governamental no Estado de São Paulo”, que servirá para diagnosticar o saneamento, em especial em áreas rurais, de municípios paulistas, a fim de servir de orientação às cidades para investimentos na área.

Esse será o 13º encontro do tipo em todo o Estado, no qual estarão presentes o superintendente estadual da Funasa, Ronaldo Camargo, e o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, dentre outras autoridades regionais e estaduais, que acompanharão as apresentações do técnico Adam Pinto, chefe da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp) da Funasa, e do professor Caio Fontana, da Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

O estudo permitirá a elaboração de um relatório sobre a situação do saneamento rural nos 645 municípios paulistas, das 22 Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI), que contemplem os quatro componentes do saneamento básico, em conformidade com os programas e as ações orçamentárias da Funasa, além das diretrizes do Programa Saneamento Brasil Rural (PSBR). Também serão consideradas as definições de modelo de gestão, seleção de tecnologias, educação e participação social.

Desse modo, os municípios serão avaliados, levando-se em conta as especificidades das áreas rurais de cada localidade e as diretrizes do PSBR. Após os encontros, dos quais mais três ainda estão programados, ao fim de todas as reuniões, serão iniciadas discussões que resultarão na entrega de uma Minuta de Portaria, para criação do Fórum Estadual de Saneamento Rural em São Paulo. O documento será acompanhado pela Minuta de Regimento Interno da Funasa, adaptada à realidade do Estado e que deverá ser aprovada pelo Comitê Gestor do PSBR.

Para o evento desta quarta-feira, foram convidados representantes das cidades de Sorocaba, Alambari, Alumínio, Anhembi, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Bofete, Boituva, Botucatu, Cabreúva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Mairinque, Pereiras, Piedade, Porangaba, Porto Feliz, Quadra, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sarapuí, Tatuí, Tietê, Torre de Pedra, Vargem Grande Paulista e Votorantim.

O Teatro Municipal “Teotônio Vilela” está localizado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, Alto da Boa Vista. (Da Redação, com informações da Secom)