Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Marcos Pitliuk fará palestra sobre o Holocausto em Sorocaba

O evento com o escritor e cineasta ocorre neste sábado (8), às 19h30, no Instituto Histórico Geográfico e Genealógico

07 de Abril de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Vinícius Ribeiro e Maria Dorotéa, do IHGGS; João Brotas e Laor Rodrigues, do Gabinete de Leitura.
Vinícius Ribeiro e Maria Dorotéa, do IHGGS; João Brotas e Laor Rodrigues, do Gabinete de Leitura. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

O escritor e cineasta Marcio Pitliuk, um dos maiores especialistas brasileiros no Holocausto, vai fazer uma palestra, amanhã (8), às 19h30, na sede do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS). O tema principal do encontro é a “Participação das Mulheres no Nazismo”.

Pitliuk, que é curador do Memorial do Holocausto, vai relatar como as mulheres alemãs se envolveram ativamente não só no período de ascensão de Hitler como em diversos episódios da Segunda Guerra Mundial. Elas atuaram como enfermeiras, professoras, secretárias e até nos campos de concentração.

A palestra vai contar também com depoimentos de George Legmann, um sobrevivente dos campos de concentração. De origem romena, Legmann nasceu em 1944 no campo de Dachau, na Alemanha, onde a mãe estava presa. Outras seis mulheres grávidas estavam na mesma situação.

“Por sorte, apesar da falta extrema de comida, a minha mãe tinha leite para me amamentar. Ela conseguiu até mesmo amamentar um dos outros bebês, cuja mãe havia ficado doente”, conta Legmann. Na década de sessenta do século passado, ele se mudou para o Brasil com a família e aqui vive até hoje.

Para divulgar o evento, estiveram no jornal Cruzeiro do Sul representando o IHGGS Maria Dorotéa Senger Cézar e Vinícius Ribeiro e, pelo Gabinete de Leitura Sorocabano, o presidente da instituição, Laor Rodrigues, e o diretor social, João Brotas. O evento também tem o apoio da Academia de História Militar Terrestre do Brasil e da Prefeitura Municipal de Sorocaba.

A palestra é gratuita e começa às 19h30 de amanhã (8), na sede do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, que fica na rua Ruy Barbosa, 84. (Da Redação)