Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Hospital já localizou famílias de 40 bebês que receberam vacina vencida

Segundo o Santa Lucinda, no total, 44 doses da vacina contra a hepatite B, com data de validade vencida, foram aplicadas em recém-nascidos

06 de Abril de 2022 às 14:53
Ana Claudia Martins [email protected]
Aplicações foram realizadas em bebês assistidos na maternidade do hospital Santa Lucinda
Aplicações foram realizadas em bebês assistidos na maternidade do hospital Santa Lucinda (Crédito: Fábio Rogério/ Arquivo JCS (16/12/2020) )

O Hospital Santa Lucinda informou nesta quarta-feira (6) que já entrou em contato com os pais de 40 recém-nascidos que tomaram vacina contra a hepatite B com data de validade vencida. Segundo o hospital, no total 44 bebês receberam imunizantes cuja data de validade havia expirado. O Santa Lucinda ressalta que as equipes médicas e assistenciais entraram em contato com os responsáveis pelas crianças e acompanham eventuais intercorrências.

O caso foi revelado pelo jornal Cruzeiro do Sul na última segunda-feira (4) e confirmado tanto pelo Hospital Santa Lucinda como pelas Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica de Sorocaba. Ontem, o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba também informou que foi notificado a respeito do ocorrido.

Ainda conforme o hospital, em relação aos 40 recém-nascidos que estão sendo acompanhandos, todos passam bem e nenhum problema foi relatado até o momento. “Tão logo esse fato foi constatado, bloqueamos esse lote e comunicamos a Vigilância Sanitária. Nossas equipes médicas e assistenciais entraram em contato com os responsáveis por esses bebês e acompanham eventuais intercorrências.
Apesar dos nossos esforços, quatro famílias ainda não foram localizadas”, ressalta nota enviada pelo hospital nesta manhã.

O Santa Lucinda orienta que caso alguma família tenha dúvidas a respeito do caso e queira entrar em contato pode ligar para o número (15) 3212-9900.
Para crianças, o calendário oficial 2022 prevê uma dose da vacina contra a hepatite B ao nascer, e depois aos dois, quatro e seis meses a imunização contra a doença faz parte da vacina pentavalente (DTP + HB + Hib).

Principal proteção

A vacina contra a hepatite B é a principal medida de prevenção contra a doença, sendo eficaz e segura para evitá-la. O imunizante é previsto no calendário oficial de vacinação para crianças definido pelo Ministério da Saúde e os pais de bebês que não foram vacinados com as três doses devem procurar unidades de saúde para completar a imunização.

A infecção pelo vírus do hepatite B causa inflamação do fígado, e os recém-nascidos podem ser infectados no nascimento ou, raramente, após o nascimento. Os recém-nascidos podem desenvolver sintomas como náuseas, vômitos, cansaço, icterícia, tontura, febre e até chegar à hepatite fulminante, ou não apresentar sintomas. (Da Redação)