Eleições
Partido de Bolsonaro ganha cinco deputados da região
Dois federais e três estaduais aproveitaram a janela para ingressar no PL
Pelo menos cinco deputados que representam a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) deixaram suas legendas e ingressaram no Partido Liberal, sigla onde está o presidente Jair Bolsonaro. Na Câmara de Sorocaba, duas mudanças também ocorreram, envolvendo Péricles Régis e Cicero João.
Guilherme Derrite (Capitão Derrite) trocou o PP pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro. Jefferson Campos também trocou o PSD pelo PL. Herculano Passos, deputado federal por Itu, também trocou de partido, saindo do MDB e ingressando no Republicanos. Recentemente, o deputado federal Guiga Peixoto também trocou o PSL -- União Brasil -- pelo PSC.
No casos dos deputados estaduais, o Agente Federal Danilo Balas (ex-PSL/União Brasil) e Carlos Cesar (ex-PSD) também foram para o partido do presidente da República. Edson Giriboni, de Itapetininga deixou o PV e agora faz parte da bancada do União Brasil.
No PSDB, nada mudou. Seguem na legenda Maria Lúcia Amary (estadual) e Vitor Lippi (federal).
Câmara Municipal
Na Câmara de Sorocaba houve poucas mudanças. Dois parlamentares trocaram de legenda: Péricles Régis, então no MDB, foi para o Podemos, do colega Fausto Peres. Com isso, o MDB tem agora apenas um parlamentar, Fernando Dini. O partido já teve a maior bancada da Casa, na eleição de 2016, para a legislatura passada, com cinco cadeiras. Já Cícero João trocou o PTB pelo PSD.
As trocas ocorreram durante a janela partidária iniciada em 3 de março e encerrada no último sábado (2). O período é concedido pela Justiça Eleitoral sem que haja reivindicação de mandato. Com a janela, o PL se tornou a maior bancada no Câmara Federal, com 77 cadeiras. Também é a maior bancada da Alesp, com 19 deputados. (Marcel Scinocca)