Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Pais de bebês buscam informações sobre lotes de vacinas vencidas

Na segunda-feira (4), Hospital Santa Lucinda confirmou aplicação

05 de Abril de 2022 às 23:16
Ana Claudia Martins [email protected]
Vacinas vencidas contra hepatite B foram aplicadas em bebês que nasceram no Santa Lucinda.
Vacinas vencidas contra hepatite B foram aplicadas em bebês que nasceram no Santa Lucinda. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (16/12/2020))

Pais de bebês que nasceram recentemente na maternidade do Hospital Santa Lucinda, em Sorocaba, buscaram informações nesta terça-feira (5) sobre o fato de aproximadamente 50 doses de vacinas contra a hepatite B, com data de validade vencida, terem sido aplicadas em crianças no mês passado. Alguns conseguiram orientação e outros não. Eles desejavam saber quais crianças teriam sido vacinadas com os imunizantes vencidos e da data das aplicações.

O caso de lote vencido da vacina foi confirmado pelo próprio hospital e também pelas Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária de Sorocaba na segunda-feira (4). Ontem, O Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, informa que foi notificado a respeito do ocorrido Porém, também não informou as providências tomadas e nem orientações para os pais dos bebês.

Alguns pais e mães que tiveram seus filhos no hospital no mês passado entraram em contato com o Santa Lucinda por telefone e foram informados que o lote de vacinas contra a hepatite B teria vencido no dia 20 do mês passado e que as mães que tiveram seus bebês após a data estão com seus nomes em uma lista para orientações. Deste modo, os pais cujos filhos nasceram no mês passado devem entrar em contato com o Santa Lucinda. Já outro pai, que não quis se identificar, disse que sua filha nasceu no hospital em fevereiro deste ano, e que tentou contato no hospital pelo telefone, mas não recebeu resposta sobre o caso.

Os pais de um bebê que nasceu no hospital no início do mês de março ontem também buscaram informações pelo telefone com o hospital. Eles não quiseram se identificar e disseram que foram informados que o lote de vacinas contra a hepatite B venceu no dia 20 de março deste ano, e que as mães que tiveram seus bebês após a data estão com seus nomes em uma lista para orientações. 

Na segunda-feira, em nota enviada ao Cruzeiro do Sul, o Santa Lucinda informou que o hospital identificou um lote de vacina contra a hepatite B fora do prazo de validade e que notificou a Vigilância Sanitária. A reportagem apurou que o Santa Lucinda já teria entrado em contato com os pais e os bebês estão sendo monitorados.

No caso de vacinas aplicadas fora do prazo de validade, especialistas em saúde afirmam que o recomendado é a aplicação de uma nova dose por segurança, visto que o imunizante vencido pode não apresentar a proteção esperada. E geralmente a vacina com prazo de validade vencida não gera efeitos adversos.

Ontem, no início da noite, o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba informou que foi notificado a respeito do ocorrido, mas não informou nenhum detalhe sobre as providências tomadas em relação à aplicação das doses vencidas. (Ana Cláudia Martins)