Buscar no Cruzeiro

Buscar

IRPF 2022

Somente 35% das declarações de contribuintes de Sorocaba são entregues

Receita Federal anunciou nesta terça-feira (5) a prorrogação do prazo para o envio das declarações; entrega também está baixa em todo o Estado

05 de Abril de 2022 às 14:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Somente 35% do total previsto de declarações do IRPF 2022 de Sorocaba foram entregues até o momento.
Somente 35% do total previsto de declarações do IRPF 2022 de Sorocaba foram entregues até o momento. (Crédito: Divulgação )

Há praticamente um mês do início da entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022, somente 35,43% dos contribuintes da cidade já cumpriram com a obrigação fiscal. Segundo dados da Delegacia da Receita Federal em Sorocaba, até às 23h59 de segunda-feira (4), foram entregues 64.023 declarações do total previsto para Sorocaba, que é de 180.683 até o fim do prazo.

Por conta do atraso no início da entrega, que começou no último dia 7 de março, e inicialmente prazo final menor (dia 29 deste mês), a Receita Federal do Brasil anunciou nesta terça-feira (5) a prorrogação para o dia 31 de maio.

Segundo o órgão federal, a prorrogação visa amenizar eventuais efeitos decorrentes da pandemia da Covid-19 que possam dificultar o preenchimento correto e envio das declarações, visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados. “O imposto a pagar apurado também teve seu vencimento adiado para o final do mês de maio, mas as restituições seguirão o cronograma anterior, sem alteração”, informa a Receita.

Nas demais cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), até a mesma data, a entrega das declarações do IRPF 2022 também não chega aos 40% do total estimado. Conforme os dados da Delegacia da Receita Federal em Sorocaba, dos contribuintes de Itu, por exemplo, do total previsto (38.801) somente 13.458 foram entregues, o que representa 34,68%.

De Itapetininga, do total previsto (28.646), foram entregues apenas 11.252, o que significa 39,27%. E de Votorantim, do total estimado de 25.222 declarações do IRPF 2022 somente 10.009 contribuintes entregaram, o que representa 39,68%.

Já em relação ao total de declarações que já foram entregues em todo o Estado de São Paulo, o número é ainda menor, ou seja, apenas 31,67% do total previsto, ou seja, 3.478.177 do total estimado de 10.982.166.

Lembrando que o contribuinte não deve deixar para enviar a declaração do IRPF 2022 na última hora, a fim de evitar problemas no momento do envio. Além disso, quem envia antes, geralmente, é incluído no cronograma de restituição mais cedo, ou seja, quanto antes enviar, mais rápido receberá o valor da restituição, caso a tenha. E quem perder o prazo ficará sujeito à multa.

As declarações do IRPF 2022 podem ser enviadas de três maneiras para a Receita Federal: online, diretamente no portal do Centro Virtual de Atendimento, o e-CAC; por meio de aplicativo, disponível nas plataformas digitais para celular ou tablet; ou baixando o programa do respectivo ano em seu computador.

As informações sobre a obrigatoriedade do envio da declaração podem ser conferidas diretamente no site da Receita Federal.

Dicas para não cair na malha fina

A Associação Comercial de Sorocaba (Acso) dá dicas para que o contribuinte não caia na malha fina. A principal orientação é ficar atento às informações fornecidas e não registrar dados incorretos. Em 2021, dados do governo revelam que 869.302 declarações foram retidas em todo o país. O número representa 2,4% do total de documentos entregues.

Especialistas destacam os principais cuidados a serem adotados para se livrar do inconveniente e ressaltam que a antecedência e a organização são os principais aliados. Para isso, é preciso organizar toda a documentação e não deixar o envio para a última hora, evitando problemas como a instabilidade ou a queda do sistema, além de outros empecilhos que podem determinar a perda do prazo, acarretando multa que varia de R$ 165,74 a 20% do IR devido.

Após enviar a declaração, a recomendação é de que o processamento dos dados seja monitorado. A dica é criar uma rotina e verificar a situação no portal da Receita Federal uma vez por mês. Se cair na malha, é importante identificar o motivo e se, de fato, existir algum erro nos dados informados, corrigi-los rapidamente. (Da Redação)