Após melhora
Cidades da RMS fecham leitos públicos exclusivos para Covid
A redução de casos e, consequentemente, das internações de pacientes com a doença motivaram a a desativação
Com a redução dos casos e, consequentemente, das internações de pacientes contaminados pelo coronavírus, diversas cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) passaram a desativar leitos públicos exclusivos para Covid. Em Sorocaba, a ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid da Santa Casa de Misericórdia fechou na quinta-feira (31). Na sexta-feira (1º) foi a vez de Votorantim fechar os leitos exclusivos. Piedade, pelo baixo índice de internação, conseguiu fechar a ala Covid completamente em fevereiro. Os leitos serão destinados para tratamento de outras enfermidades.
A Santa Casa fechou, na quinta-feira (31), a UTI Covid. De acordo com o hospital, durante todo o mês de março, apenas quatro pacientes precisaram ser internados na UTI. Com a alta do último, um idoso de 82 anos, foi possível fechar a ala. O setor contava com 20 leitos.
No decorrer da pandemia, essa quantidade variou conforme a demanda. No início da crise sanitária, em abril de 2020, eram dez leitos. Já em dezembro do mesmo ano, com o agravamento do cenário pandêmico, foram abertos mais 20, e o total chegou a 40. Em dezembro de 2021, houve melhora, e os leitos foram novamente reduzidos para 20. Na Santa Casa, a partir de agora, caso o paciente com Covid-19 precise ser internado, ele será encaminhado para outras unidades de saúde, por meio da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross).
Sorocaba contava, no dia 1º de abril, com 51 leitos clínicos e 34 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19. Na sexta-feira, a cidade fechou o dia com duas pessoas internadas em UTI, ambas no Hospital Amhemed. No auge da pandemia, em junho de 2021, 334 pessoas estavam internadas em hospitais da cidade.
Votorantim e Piedade
Na sexta-feira (1º), Votorantim não disponibilizava de leitos exclusivos para o tratamento de Covid-19. Os 22 leitos começaram a atender todas as doenças. Até quinta-feira (31), o Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça contava com 12 leitos Covid, sendo cinco de UTI, cinco de enfermaria, um de pediatria e outro de maternidade. O último registro de paciente internado na enfermaria da unidade de saúde ocorreu em 22 de março. O Hospital Santo Antônio também contava com dez leitos exclusivos para coronavírus. Todos estavam sem pacientes. Para pacientes que necessitarem de internação por Covid-19, leitos de isolamento estarão à disposição. As pessoas com quadro gripal podem procurar atendimento nas 15 unidades de saúde e na UPA.
Atualmente, não existem leitos mantidos exclusivamente para pacientes com Covid-19, em Piedade. Os leitos de UTI e suportes respiratórios foram desativados em dezembro de 2021. Em fevereiro deste ano, os últimos leitos de enfermaria também foram desativados. Os leitos foram adaptados para clínicas médicas e cirúrgicas e os equipamentos continuam sendo utilizados para tratamento de pacientes com outras enfermidades.
A municipalidade informou que, no auge da pandemia, houve 20 suportes respiratórios e 10 leitos de UTI. Atualmente, a cidade não conta com internações ou ocupação de leitos por Covid-19. Pessoas que apresentarem sintomas gripais, sejam leves ou graves, devem procurar atendimento médico na Santa Casa de Misericórdia de Piedade.