Buscar no Cruzeiro

Buscar

Erro

Bebês recebem vacinas vencidas contra hepatite B em Sorocaba

Bebês foram imunizados no hospital Santa Lucinda; unidade de saúde teria aplicado ao menos 50 doses fora do prazo de validade

05 de Abril de 2022 às 07:40
Ana Claudia Martins [email protected]
Aplicações foram realizadas em bebês assistidos na maternidade do hospital Santa Lucinda
Aplicações foram realizadas em bebês assistidos na maternidade do hospital Santa Lucinda (Crédito: Fábio Rogério/ Arquivo JCS (16/12/2020) )

O hospital Santa Lucinda em Sorocaba aplicou vacina vencida contra a hepatite B em bebês. A informação foi confirmada ontem (4) pela Prefeitura após questionamento do Cruzeiro do Sul. O hospital também confirmou o ocorrido e informa que o caso está sendo apurado. A maternidade do Santa Lucinda atende tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como particular. Segundo informações obtidas pela reportagem, o hospital teria aplicado cerca de 50 doses da vacina com prazo de validade vencido, e o fato teria sido notificado pelas vigilâncias Sanitária e Epidemiológica de Sorocaba.

Questionado a respeito, o hospital informou que identificou um lote da vacina contra a hepatite B fora do prazo de validade e notificou a Vigilância Sanitária. No entanto, o Santa Lucinda não informou quantas doses da vacina vencida foram aplicadas. “Tão logo isto foi constatado, nossas equipes médicas acompanharam o caso e iniciamos um rigoroso levantamento das razões pelas quais isto ocorreu e se haverá a necessidade de aplicar uma nova dose dessa vacina”, informou o hospital.

A Prefeitura informou que as vigilâncias Sanitária e Epidemiológica foram informadas pelo hospital do caso, e que tomaram todas as devidas providências e acompanham de perto, sem, no entanto, especificar quais foram as medidas tomadas.

Para crianças, o calendário oficial 2022 prevê uma dose da vacina contra a hepatite B ao nascer, e depois aos dois, quatro e seis meses a imunização contra a doença faz parte da vacina pentavalente (DTP + HB + Hib).

O Cruzeiro do Sul também questionou o governo estadual a respeito que, por meio de nota, informou que as vacinas de rotina são encaminhadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos municípios dentro do prazo de validade. “A pasta estadual orienta sobre a aplicação da vacinação e a importância da verificação da data de validade antes do uso de uma vacina, inclusive com documentos técnicos com todas as condutas necessárias. As prefeituras são responsáveis pelas aplicações das doses, bem como sobre o monitoramento em caso de eventos adversos”, informou o Estado.

No caso em questão, as vacinas vencidas foram aplicadas somente em bebês recém-nascidos no hospital, e não em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba. Deste modo, as doses vencidas aplicadas seriam a primeira aplicação, que é recomendada nas primeiras 12 horas de vida do bebê.

A pasta estadual informou ainda que o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba, até o momento, não foi notificado oficialmente a respeito do ocorrido. Especialistas em saúde orientam que vacinas vencidas devem ser reaplicadas, pois não há garantia de prevenção contra doenças quando o imunizante aplicado já estava com data de validade vencida.

Principal proteção

A vacina contra a hepatite B é a principal medida de prevenção contra a doença, sendo eficaz e segura para evitá-la. O imunizante é previsto no calendário oficial de vacinação para crianças definido pelo Ministério da Saúde e os pais de bebês que não foram vacinados com as três doses devem procurar unidades de saúde para completar a imunização.

A infecção pelo vírus do hepatite B causa inflamação do fígado, e os recém-nascidos podem ser infectados no nascimento ou, raramente, após o nascimento. Os recém-nascidos podem desenvolver sintomas como náuseas, vômitos, cansaço, icterícia, tontura, febre e até chegar à hepatite fulminante, ou não apresentar sintomas.