Serviços municipais
Novo sistema da Nota Fiscal Sorocabana apresenta problemas nesta segunda (4)
Usuários não conseguem acessar o site para emitir notas fiscais; novo sistema começou a operar na semana passada
O sistema da nova Nota Fiscal Sorocabana, da Prefeitura de Sorocaba, está apresentado problemas de acesso nesta segunda-feira (4). Usuários tentam acessar o site, que apresenta mensagem de serviço indisponível no momento, e orienta que as pessoas voltem a acessar o sistema mais tarde. Os usuários reclamam que não conseguem emitir notas fiscais e com isso não conseguem receber seus pagamentos por produtos vendidos ou serviços prestados.
O Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura de Sorocaba a respeito que informou, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), que o novo sistema pode apresentar oscilações até esta segunda-feira (4) e os técnicos têm trabalhado ininterruptamente para concluir os ajustes, o mais brevemente possível. "No dia 1 de abril (sexta-feira), pouco mais de nove mil novas notas fiscais já foram emitidas. Nesta segunda, outras mais de cinco mil já tinham sido computadas até as 15h", destaca a pasta municipal.
O diretor de uma empresa cultural, Mauro Baptistella, afirma que no momento não consegue gerar nota fiscal pelo sistema e que isso afeta os prazos de recebimentos, porque existem datas limites para enviar as notas. "Falei com minha contadora e está dando problemas para acessar o site, tentamos novamente e estava fora", conta.
O sistema da nova Nota Fiscal Sorocabana deveria ter entrado em funcionamento em 1 de fevereiro deste ano, mas a data foi prorrogada para 2 de março, com a justificativa de conferir mais prazo para que todos os contribuintes estejam familiarizados com o novo sistema. Porém, a operação do novo sistema foi novamente adiada para o último dia 1º de abril, ou seja, na semana passada.
Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefaz), da Prefeitura de Sorocaba, o dispositivo foi completamente atualizado e, entre as principais vantagens estão: melhor usabilidade; aumento no desempenho, evitando lentidões; layout padronizado com a NFS-e nacional e simplificação nas rotinas do sistema, evitando, por exemplo, duplicação de notas fiscais.
Mas, os usuários relatam que o sistema já estava instável na semana passada e nesta segunda os usuários de empresas que utilizam a plataforma para a emissão de notas fiscais não conseguem acessar o site.
A Sefaz orienta que, caso o usuário encontre qualquer entrave para emitir a NFS-e, pode entrar em contato com a Secretaria da Fazenda pelos telefones: (15) 3238-2280 e (15) 3238-2333; pelo e-mail: [email protected] ou, ainda, pelo Canal de Atendimento on-line: http://www.issdigitalsod.com.br/atendimento/.
Conforme a Sefaz, atualmente, a Prefeitura de Sorocaba conta com 68.556 empresas autorizadas a emitir NFS-e, sendo que 51.288.129 procedimentos já foram realizados até o início de 2022.
O acesso ao sistema é realizado pelo endereço: www.issdigitalsod.com.br/nfse, para início do processo de emissão de notas fiscais, utilizando o serviço eletrônico.
Uma das novidades do novo sistema que começou a funcionar na última sexta-feira é a utilização do Recibo Provisório de Serviços (RPS) Síncrono, que permite resposta imediata no mesmo chamado. “A ferramenta ganhou mudança de linguagem de programação (passou de PHP para Java) e da atualização do manual, que será o 2.03, da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf)”, informa Sefaz. O link para acesso ao novo sistema é: www.issdigitalsod.com.br/nfse. (Da Redação)