Educação
Parceria entre FUA e Instituto Torres forma 20 novos síndicos
Curso aconteceu em três encontros e teve encerramento neste sábado (2)
Um curso realizado em parceria entre a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) e o Instituto Torres formou 20 novos síndicos profissionais. Essa é a segunda edição do evento que terminou ontem (2). Osmir Torres, sindico profissional e diretor do Instituto explica que a ideia surgiu devido a falta de oportunidades de especialização voltadas para a área na região. “O mercado condominial cresceu muito em Sorocaba, então a ideia é capacitar as pessoas. Aqueles que já são síndicos tiveram um reforço e agora poderão passar essa capacitação”, ressalta.
O curso contou com conteúdos como gestão financeira, gestão contábil, gestão jurídica, prevenção de acidentes, entre outras atividades importantes que um síndico deve aplicar no seu dia a dia. “Quando alguém resolve ser síndico, às vezes, não tem noção da responsabilidade que precisa ter com os condôminos. Muitas vezes, acha que é só cuidar do gramado e da piscina, mas ele responde por muitas coisas, inclusive, com os seus bens, caso dê algum prejuízo ao condomínio. Ele precisa se preocupar com os funcionários, manutenção, legislação, cobrança, é muito mais amplo que se imagina. Então a ideia da FUA e a nossa é trazer cursos presenciais e o condomínio na prática para os interessados entendam como proceder”, declara Torres.
Jéssica Carmargo é auxiliar administrativo de um condomínio e foi uma das alunas. Além de ganhar conhecimentos que a ajudarão no seu trabalho, ela pretende atuar futuramente como síndica. “Para mim é uma experiência gratificante de conhecimento e sabedoria entender melhor como as coisas funcionam. Ver o dia a dia como um síndico é muito importante para eu poder auxiliar no meu trabalho”, conta Camargo.
Além de novos cursos de síndico profissional, o Instituto Torres e a FUA também disponibilizarão outros cursos presenciais. O próximo será sobre direito condominial. Para Alberto Cassone, representante da FUA, a parceria é muito importante, pois através dela será possível formar mais profissionais capazes. “Esperamos, com a continuidade desse curso, que cada vez mais os condomínios tenham um profissional que saiba resolver conflitos. O bom profissional não deixa a crise gerar um conflito, ele percebe o que está acontecendo e resolve. Além disso, cuidar do nosso próprio quintal é também uma questão de melhorar a própria cidade. É por isso que a FUA está apoiando e realizando esse curso”. (Da Redação)
Acompanhe o jornal Cruzeiro do Sul para mais informações sobre os próximos cursos.
Galeria
Confira a galeria de fotos