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Infraestrutura

37 árvores já foram cortadas para viabilizar o BRT Oeste

Prefeitura pediu em Brasília a alteração no projeto e aguarda ordem oficial

01 de Abril de 2022 às 22:29
Ana Claudia Martins [email protected]
Projeto original previa os ônibus à esquerda. Novo pedido pede que veículos circulem à direita.
Projeto original previa os ônibus à esquerda. Novo pedido pede que veículos circulem à direita. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (29/3/2022))

As avenidas General Carneiro e Dr. Armando Pannunzio, na zona oeste de Sorocaba, já tiveram 37 árvores cortadas por conta das obras do Corredor Oeste do BRT Sorocaba. Foram tiradas 21 árvores na Armando Pannunzio e 16 na General Carneiro por conta de autorização concedida à concessionária BRT Sorocaba pela Prefeitura em 2019, já que o projeto original do Corredor Oeste previa a construção das estações no canteiro central das avenidas e os ônibus trafegando em faixa exclusiva à esquerda. A Prefeitura pretende mudar o projeto original para que os ônibus trafeguem à direita nas duas avenidas.

A alteração estaria praticamente na fase final, mas ficou a preocupação da sociedade em relação ao meio ambiente por conta das árvores cortadas sem necessidade. Outra questão é a reposição das árvores que já foram cortadas e a forma como a compensação ambiental está sendo conduzida.

Questionada a respeito, a BRT Sorocaba informa que a Prefeitura havia autorizado 261 supressões de árvores. Em relação as 37 árvores cortadas na Armando Pannunzio e General Carneiro, a concessionária informa que aguarda a oficialização das mudanças no projeto original e que a compensação ambiental será realizada ao final dos estudos do novo projeto.

Autorização para estudos

No mês passado, a Prefeitura informou que conseguiu confirmação do ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, para a realização de estudos sobre mudanças na execução das obras do Corredor Oeste do BRT. O Ministério colocou um técnico à disposição para acompanhar os estudos, junto às equipes da Semob, Urbes e Caixa Econômica Federal, e colaborar na definição da melhor solução para essa questão. “O prazo de conclusão das obras, previsto para 2023, está mantido, até o momento. Isso porque o impacto das obras, estimado no novo modelo, é muito menor que o original. Inclusive, não será mais necessário fazer o remanejamento de uma adutora de água e de dutos de telefonia sob a avenida General Carneiro, na pista por onde passariam os ônibus”, disse o diretor-presidente da Urbes, Sérgio Barreto.

Comerciantes opinam

A equipe de reportagem do Cruzeiro do Sul esteve na avenida Dr. Armando Pannunzio para ouvir comerciantes sobre as obras. O dono de um comércio de acessórios e autopeças, Luís Santos, disse que os comerciantes da avenida foram procurados muito tarde pela gestão municipal anterior para tratar da questão, quando o projeto do BRT Sorocaba já estava totalmente aprovado e definido. “Foi uma decisão feita por burocratas, sem nos ouvir antecipadamente e sem fazer estudos mais profundos”. Luís disse ainda que é a favor da mudança no projeto e que o Corredor Oeste não funcionaria com as estações no canteiro central e com os ônibus circulando em faixa exclusiva à esquerda. “A Armando Pannunzio ainda é maior e mesmo com três faixas já é complicado, agora, imagina na General Carneiro onde afunila mais, é inviável”, disse.

Nelson Silva, proprietário de um comércio de radiadores, disse que o início das obras na avenida Armando Pannunzio já causou alguns transtornos, mas que ele não é contra o progresso e nem contra o BRT Sorocaba. “É preciso verificar e fiscalizar para saber se as obras estão sendo feitas de maneira correta e dentro do que a legislação permite. Não sou contra o progresso, mas tem que fiscalizar”, afirmou.

A Associação Comercial de Sorocaba (Acso) também foi procurada pela reportagem. Porém, a entidade informou que, nesse momento, prefere não se posicionar sobre o assunto visto que a nova diretoria tomou posse recentemente e ainda irá se atualizar sobre a questão. O ex-presidente da Acso, o empresário Sérgio Reze, que representa os comerciantes da avenida General Carneiro, é favorável às mudanças propostas no projeto original para o Corredor Oeste. Ele esteve em Brasília, junto com a comitiva da Prefeitura, no mês passado, quando o assunto foi debatido com o Ministério do Desenvolvimento Regional. (Ana Cláudia Martins)