Buscar no Cruzeiro

Buscar

Imunização

Sorocaba e Votorantim prosseguem vacinação contra Covid e gripe

Nas duas cidades, todos os públicos serão imunizados contra Covid; já a vacina contra a gripe será aplicada para idosos com 80 anos ou mais

30 de Março de 2022 às 23:41
Kally Momesso [email protected]
(Crédito: Agência Brasil)

Começa nesta quinta-feira (31), a aplicação da quarta dose da vacina a Covid-19 em idosos de 72 anos ou mais em Sorocaba. Na sexta-feira (1), acontece mesma aplicação em idosos de 70 anos ou mais. A imunização acontece em 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sempre das 9h às 15h. Para receber a dose de reforço, é necessário respeitar o intervalo de quatro meses entre a terceira e quarta dose.

Além disso, será ofertada a primeira dose para população, a partir de 18 anos, que ainda não foi imunizada, e a segunda dose da Astrazeneca/Oxford para adultos e idosos que tomaram a primeira aplicação, pelo menos, há 56 dias. Também será aplicada a terceira dose para adultos e idosos que tomaram a segunda aplicação da Coronavac/Butantan, Astrazeneca/Oxford ou Pfizer, há pelo menos quatro meses.

Para as crianças de 5 a 11 anos completos, a vacinação da primeira e segunda doses continuará sendo ofertada de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, nas 32 UBSs. No ato da imunização, toda criança precisa estar acompanhada dos pais ou responsáveis e portando sua carteirinha de vacinação, documento de identidade, CPF ou Cartão do SUS. Para crianças com comorbidades ou deficiências devem ser apresentado um comprovante da condição de risco.

Para adiantar o tempo de atendimento na hora da imunização, os pais ou responsáveis podem efetuar o pré-cadastro para a vacinação da criança por meio do site vacinaja.sp.gov.br . A iniciativa tem como objetivo evitar filas e aglomerações.

Já, o calendário semanal para adolescentes, a partir de 12 anos, segue o mesmo nas 32 UBSs. Aqueles que precisam tomar qualquer dose da vacina podem comparecer no dia da semana indicado. Para receber a aplicação, todas as pessoas devem portar seus documentos de identidade e carteira de vacinação ou cartão SUS. Um comprovante de residência pode ser solicitado para que sejam vacinados somente moradores da cidade.

Votorantim

Em Votorantim, a aplicação da quarta dose da vacina contra Covid-19 prossegue em pessoas com 80 anos ou mais. O imunizante será aplicado em quem está dentro da faixa etária e recebeu a terceira dose há mais de quatro meses, sem agendamento.

As crianças de 5 a 11 anos de idade também poderão receber o imunizante desde que os pais ou responsáveis apresentem o CPF ou a carteira do SUS. Devem também mostrar o comprovante de residência no nome dos pais.

Para pessoas a partir de 12 anos, as doses serão aplicadas na Vila Nova, das 9h às 15h, e na Barra Funda, Serrano e Clarice, das 8h às 12h. Idosos de 80 anos ou mais também seguem essa programação. Já no caso de crianças de 5 a 11 anos, na Vila Garcia, das 8h às 12h, na Bela Vista, das 8h às 15h, Cristal, das 8h às 14h, e Tatiana, das 9h às 12h. A UBS Novo Mundo não terá aplicação de imunizantes nesta semana.

Vacina contra gripe

Sorocaba e Votorantim prosseguem hoje com a aplicação da vacina contra gripe. Assim, idosos de 80 anos de idade ou mais poderão se imunizar. É necessária a apresentação de um documento de identidade, cartão do SUS, carteirinha de vacina de rotina e saber informar o número do CPF.

Em Sorocaba, a imunização acontece em 32 UBSs, das 9h às 15h. Em Votorantim, as doses serão aplicadas, entre 8h e 14h, nas 15 unidades de saúde da cidade.

As pessoa com 80 anos ou mais, recentemente vacinada contra Covid-19, também poderão receber a dose contra a gripe. De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, o intervalo mínimo não é mais exigido. (Kally Momesso)