Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim

Vereador afastado não comparece novamente para oitiva

Piatti se posicionou e entrou na Justiça contra a decisão da Câmara

30 de Março de 2022 às 18:56
Cruzeiro do Sul [email protected]
Murilo Piatti recorre na Justiça
Murilo Piatti recorre na Justiça (Crédito: Arquivo pessoal)

O vereador afastado Murilo Piatti (PSDB) não compareceu novamente, na terça-feira (29) à oitiva da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. A comissão foi aberta para apurar relatos de irregularidade envolvendo o nome do ex-assessor parlamentar, Davi Leandro de Souza. Piatti se posicionou e entrou na Justiça contra a decisão da Câmara.

O procedimento foi aberto para averiguar a viagem do ex-assessor em período onde ele deveria estar trabalhando. Davi Leandro de Souza postou fotos em suas redes sociais na Europa (em Lisboa, Portugal), enquanto, em tese, deveria estar prestando serviços parlamentares à cidade. O cargo dele tem salário de R$ 3,4 mil.

Após tentativa na segunda-feira (28), os parlamentares estiveram reunidos novamente na terça-feira (29), após a 9ª Sessão Ordinária, aguardando a presença do vereador, que mais uma vez, não compareceu à reunião.

“Era de suma importância termos a presença dele aqui no dia de hoje para que ele pudesse prestar os devidos esclarecimentos e manifestar suas palavras em relação a este processo administrativo que culminou na abertura desta Comissão de Ética e Decoro Parlamentar”, explicou Cesar.

Sendo assim, os parlamentares decidiram dar um prazo maior para que o vereador tenha tempo hábil para participar da oitiva, por isso, logo após o término da reunião, a assessoria do presidente da comissão Cesar Silva, já providenciou novo ofício convocando o parlamentar para comparecer na sexta-feira (1), às 11h, na Câmara Municipal.

Dificuldades de comunicação

De acordo com a Câmara de Votorantim, mesmo após inúmeras tentativas de contato por meios eletrônicos como e-mail, mensagens e telefonemas, a comissão encontrou dificuldade para acionar o vereador.

Na segunda-feira (28), em resposta ao jornal Cruzeiro do Sul, o parlamentar afastado afirmou que não assinou ciência da convocação. Ainda disse que a oitiva foi agendada "em cima da hora" e que, por já contar com um compromisso, não conseguiu comparecer.

 

Na sexta-feira, além de ouvir Piatti, os membros da comissão devem também discutir quais duvidas ainda restam em relação à toda documentação já anexa ao processo.

Investigação

Esta é a segunda Comissão de Ética e Decoro Parlamentar aberta em desfavor do vereador Murilo Piatti (PSDB). A primeira delas foi aberta com o intuito de investigar os gastos de Murilo em viagem à São Paulo e resultou em sua suspensão pelo período de 60 dias com o bloqueio do salário relativo ao período parado.

Já o novo processo administrativo que resultou na abertura da Comissão teve início após denúncia realizada no dia 08 de fevereiro, pelo vereador Pastor Lilo, mostrando postagens nas redes sociais do então Assessor Parlamentar, David Leandro de Souza, afirmando que estaria na Europa, enquanto deveria estar exercendo suas funções na Câmara Municipal, e que o mesmo teria recebido mesmo sem estar trabalhando.

Piatti entra na Justiça

O vereador Murilo Piatti contestou na Justiça, nesta quarta-feira (30), a decisão da comissão de ética em suspendê-lo por 60 dias. "É um direito deste vereador eleito pelo povo em contestar essa decisão. Não é porque não concordamos com tudo em grupos políticos que deverá haver perseguição política com o meu mandato. Vamos aguardar os próximos passos" afirma o vereador em nota. O processo aguarda parecer da Justiça e, nos próximos dias, a Câmara Municipal de Votorantim deverá ser notificada.