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Sorocaba

Prefeitura entrega 35 novos ônibus para o transporte coletivo

Novos veículos devem operar já nesta terça para solucionar reclamações de usuários em pelo menos 11 linhas

28 de Março de 2022 às 13:52
Ana Claudia Martins [email protected]
Prefeitura de Sorocaba entrega 35 novos ônibus para o transporte coletivo.
Prefeitura de Sorocaba entrega 35 novos ônibus para o transporte coletivo. (Crédito: Ana Claudia Martins )

Para tentar resolver os problemas no transporte público da cidade, como casos de superlotação e atrasos, a Prefeitura de Sorocaba e a Urbes entregaram na manhã desta segunda-feira (28) o total de 35 novos ônibus, com capacidade para 37 passageiros sentados e 40 em pé, e equipados com lâmpadas led, tomada USB, ar-condicionado, bancos e balaústres com sistema antiviral. Conforme a Urbes, os novos veículos começam a operar no transporte público já nesta terça-feira (29).

Reportagens recentes do jornal Cruzeiro do Sul e também da rádio Cruzeiro FM 92,3 mostraram reclamações diárias dos usuários do transporte coletivo como superlotação e atrasos em pelo menos 11 linhas, são elas: Jardim Rodrigo, Sol Nascente, Interbairros Vitória Régia/Éden, Nova Esperança, Ipatinga, Carandá, Campolim, Altos do Ipanema, Júlio de Mesquita, Aparecidinha e Cajuru.

Na semana passada, por exemplo, de acordo com uma passageira, que utiliza a linha há três anos, o problema é recorrente. Ela fez até um vídeo para mostrar a dificuldade de embarcar no veículo no período das 7h da manhã. “Este ponto sempre está lotado. O ônibus costuma passar 6h45 e no dia 21 deste mês, era 7h10 e ainda não havia passado. Em alguns dias, chegam dois ao mesmo tempo. Um deles não chegou a parar e o outro estava cheio. Poderiam estar intercalando em vários horários para não perdermos tempo”, comenta.

A reportagem do Cruzeiro do Sul também esteve, na semana passada, nos dois terminais da cidade, onde constatou reclamações dos usuários por atrasos nas linhas. Na plataforma da linha que atende o bairro Nova Esperança, outra munícipe, que não quis se identificar, relata atrasos. “O ônibus não passou às 7h15, às 7h30, passou cheio e não parou e às 7h45, não passou. Ele chegou somente às 8h. Fiquei esperando desde as 7h”, conta.

As reclamações fizeram com que a Urbes fizesse uma operação de fiscalização em linhas de ônibus de grande demanda de passageiros, principalmente no Terminal Santo Antônio, que é o maior da cidade. Durante a ação, a própria Urbes informou que identificou casos de lotação e atrasos nas linhas que atendem os bairros do Campolim (65), Rodrigo (55) e Interbairros III (303). Segundo a Urbes, nestas linhas já foram adicionadas viagens extras e a oferta deverá ser ampliada.

“Além de viagens extras, serão criados corredores prioritários para algumas linhas e a frota de ônibus será renovada, contando com mais carros articulados e superarticulados, para incrementar a capacidade de passageiros por viagem”, afirma o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

“ A fiscalização da Urbes identificou problemas em algumas linhas de ônibus como Campolim, Jardim Rodrigo, Sol Nascente, região de Brigadeiro Tobias, entre outras. Já fizemos algumas melhorias com o remanejamento nas linhas e com os novos ônibus vamos queremos acabar com os problemas de superlotação e atrasos, principalmente nos horários de pico”, aponta Barreto.

Aumento de 50% no número de passageiros

Segundo levantamento da Urbes, houve aumento de 50% no número de passageiros no transporte público de Sorocaba. Conforme os dados da empresa pública, foram transportados em 2021 cerca de 2,7 milhões de passageiros contra 1,8 milhão em 2020. E em 2019 foram transportados 3,7 milhões passageiros em 2019.

Para a Urbes, tanto o aumento no número de passageiros como o aumento no preço do litro do diesel e dos combustíveis em geral contribuíram para trazer mais pessoas para o transporte coletivo da cidade, e consequentemente trazendo os problemas apontados como superlotação e atrasos em algumas linhas, principalmente no horário de pico.

“A pandemia da Covid-19 fez cair o número de passageiros que, mais recentemente, voltou a crescer. Estamos atentos a isso e sabemos que também mostra a confiança da população no transporte público. Tanto é que esse tipo de ação intensiva de fiscalização será realizada de maneira regular pela Urbes, a fim de continuar promovendo melhorias constantes no sistema”, disse o diretor-presidente da Urbes. (Da Redação)