Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidades

Audiência elabora propostas para desenvolvimento da RMS

25 de Março de 2022 às 18:19
Cruzeiro do Sul [email protected]
Sorocaba é a sede da RMS.
Sorocaba é a sede da RMS. (Crédito: Pedro Henrique Negrão / Arquivo JCS (5/2/2021))

A Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) concluiu na quarta-feira (24) uma nova audiência pública com objetivo de elaborar propostas para o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). Com três dias de duração, a reunião começou na segunda-feira (21) em Itu e continuou na terça-feira (22), em Tatuí. A sessão foi transmitida em tempo real no Youtube, por meio do canal da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo.

De acordo com a pasta, a plataforma digital do PDUI de Sorocaba contém o caderno de insumos, necessário para estimular o debate para o recebimento de propostas ao plano pela comunidade regional.

O plano inclui também as propostas preliminares para as funções públicas de interesse comum, que compõem o conjunto de estruturas e serviços compartilhados pelos municípios, que serão aperfeiçoadas com as contribuições enviadas pela plataforma digital, por meio das audiências públicas.

A RMS é composta por 27 municípios. Destes, a sub-região de Itu reúne os municípios de Alumínio, Araçariguama, Ibiúna, Itu, Mairinque, Porto Feliz, Salto e São Roque.

A sub-região de Tatuí abrange os municípios Alambari, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Jumirim, Sarapuí, Tatuí, Tietê e Itapetininga. Os municípios de Araçoiaba da Serra, Iperó, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim compõem a sub-região de Sorocaba.

“O PDUI é um instrumento de planejamento regional que permite a participação e a integração entre as prefeituras, câmaras, empresariado e população de toda a região”, afirmou o secretário estadual Marco Vinholi. “É a partir dessa participação de todos os setores da sociedade que o desenvolvimento local pode ser não apenas planejado, mas atingir os resultados desejados com a fiscalização e a cobrança da população”, completou. (Da Redação)