Sorocaba
Câmara quer limitar acesso de secretários ao plenário
Pelo projeto, 1º escalão do Executivo só entrará no recinto em caso de convocação
Um projeto de resolução protocolado nesta semana na Câmara de Sorocaba quer limitar o trânsito de secretários municipais no plenário da Casa. A medida é justificada como efeito para que somente parlamentares fiquem no recinto e afeta diretamente, ao menos, um secretário municipal Luiz Henrique Galvão. O primeiro escalão do Executivo, incluindo presidentes de autarquias e empresas públicas, só teriam trânsito quando convocados pelos vereadores.
Pelo texto, secretários municipais e qualquer outro servidor do Executivo poderão entrar e permanecer no plenário durante as sessões ordinárias e extraordinárias mediante convocação aprovada pela Câmara, conforme determina o Regimento Interno da Casa. Assim, até os casos de convites desses secretários teriam de passar por autorização do plenário.
O projeto, de autoria do vereador Cícero João (PTB), foi protocolado no último dia 14. Ele afeta diretamente Luiz Henrique Galvão, secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas da Prefeitura de Sorocaba. Durante as sessões do Legislativo, às terças e quintas-feiras, Galvão é visto trafegando pela Casa sem qualquer cerimônia, incluindo no plenário, e conversando com vereadores. Essa situação se intensificou nas sessões do segundo semestre de 2021 e em nas sessões de 2022.
O autor justificou a iniciativa nesta sexta-feira (18). Ele evitou falar que a medida seria contra o secretário. “Estou fazendo esse projeto de resolução para evitar que se fique transitando lá, na hora da sessão, porque naquela hora só pode transitar vereadores ou algum assessor e o pessoal que trabalha lá dentro, além de assessores, prefeito e convidados”, diz. “Todos os municípios das câmaras do Estado de São Paulo são assim. Na Câmara de São Paulo -- a cidade -- nem o assessor pode entrar. Só pode estar ali quem teve voto”, acrescenta.
O projeto ainda deve passar pelas comissões da Câmara e não há data para que seja avaliado pelo plenário.
O que diz o Executivo
Questionada sobre a iniciativa, a Prefeitura de Sorocaba afirmou que tem conhecimento do projeto e entende que “Sorocaba vive um momento único de harmonia entre o Executivo e o Legislativo, que tem feito o município alcançar conquistas e posições importantes”.
“A Prefeitura vai trabalhar para que essa harmonia continue dessa forma. Entende que esse projeto não reflete a opinião de toda a Câmara Municipal, mas seja um caso isolado. E vai continuar trabalhando para que os dois Poderes continuem tendo esse ótimo relacionamento e fazendo de Sorocaba a melhor cidade do País para se viver”, conclui. (Marcel Scinocca)