Cultura
Rita Taraborelli lança 2ª edição de livro sobre culinária vegana
No próximo domingo (20), a chef, autora e ilustradora sorocabana fará um bate-papo sobre as receitas e o processo de produção da obra, com entrada gratuita
No próximo domingo (20), a partir das 9h30, a chef, autora e ilustradora Rita Taraborelli lançará a 2ª Edição do seu livro “Jardim Comestível – Cozinha Mediterrânea à Brasileira” durante um bate-papo sobre as receitas e o processo de produção da obra, na cafeteria 15 Coffee Company, no Jardim Paulistano, em Sorocaba.
“Este livro é fruto de uma autopublicação que foi financiada de forma coletiva pelo Catarse (cerca de 300 pessoas apoiaram a iniciativa). Ganhou o Prêmio de Literatura de Sorocaba e também foi indicado no Prêmio Gourmand Awards da França nas categorias ‘Ilustração’, ‘Financiamento Coletivo na América Latina’ e ‘Cozinha Mediterrânea’. A primeira edição foi lançada no início de 2019 e esgotou. Devido ao aumento do valor do papel na pandemia, na ocasião não consegui reimprimir a obra. No final do ano passado ganhei oPrêmio ‘Trajetórias por Histórico de Realização em Literatura’ do Proac e usei para imprimir a 2a edição agora”, explica a autora.
Rita, que tem 38 anos, é autodidata em desenho e pintura, estudou gastronomia e trabalhou em vários bons restaurantes pelo Brasil, entre eles o Tantra, Casa Raw, Le Vin e o Maní, da Chef Helena Rizzo. Também atuou em projetos como as cozinhas do Instituto Chão (em São Paulo), retiros de yoga e em algumas propriedades de cultivo orgânico. Autora de vários livros, tem um blog focado em cozinha vegetariana, o “Jardim Comestível”, e trabalha com a valorização de projetos artesanais e uso de ingredientes de origem agroecológica.
Vegetariana há 22 anos, este é sexto livro de Rita como autora integral, assinando o texto e as ilustrações. “ Minha maior inspiração para criar o projeto ‘Jardim Comestível’ foi o hábito de observar as plantas no quintal de casa, muitas delas comestíveis. Não tem como uma cozinheira não se encantar com a possibilidade de acompanhar o ciclo de uma planta que também é alimento. Minha mãe sempre gostou de flores e eu tive a grande oportunidade de crescer com elas no quintal. Em 2003, quando eu estava estudando gastronomia, comecei a identificar quais eram as flores comestíveis do jardim de casa e experimentar em receitas, aquilo começou a mexer muito comigo, era muito diferente da realidade dos restaurantes, porque tem algo de muito efêmero em um jardim, tem acontecimentos extraordinários todos os dias. Dependo das plantas para viver e aprendo muito ao observar seus ciclos, aliás, já parou para pensar qual é o jardim que forma o seu prato de comida? Ou será que é uma floresta? Uma monocultura? Ou uma área desmatada que virou pasto? Aparentemente é um livro de receitas bonito, mas tem questões profundas por trás”.
Com pratos que utilizam somente ingredientes in natura, o livro “Jardim Comestível - 2a Edição”, traz como novidade os nomes científicos das plantas principais de cada receita e mostra o quão gostosa e nutritiva pode ser a culinária vegana quando explorada dentro do universo dos sabores mediterrâneos e brasileiros. Ilustrado com aquarelas da própria autora e as fotografias vibrantes de Camila Fontenele, apresenta pratos clássicos reinventados por Taraborelli, como a moussaka, chancliche de castanha-do-pará, tomate à provençal, bobó de pupunha com harissa e receitas que têm as flores como o ingrediente principal, como azeite aromatizado com calêndula e peperonata com pétalas de cosmos.
“Muitas das receitas do livro são pratos que eu preparo em casa, ou que estava acostumada a fazer em eventos. Outras eu criei especialmente para esta obra. A maior referência para a composição destas receitas é a minha origem, por isso este nome ‘cozinha mediterrânea à brasileira’. Sou descendente, principalmente, de imigrantes italianos que vieram para o Brasil trabalhar na roça, mas, no lado da minha mãe, tem uma indígena, minha bisa. E esta mistura contribuiu muito para formar estes pratos que eu mostro na obra.”, finaliza.
A 15 Coffee Company fica na Rua João Ramalho, 43, no Manga – Sorocaba. A entrada é gratuita.