Curiosidade
Filhotes de pato silvestre são encontrados em condomínio
Animais estão bem em um sítio de Sorocaba; Polícia Ambiental orienta o que fazer nesses casos
Filhotes de pato silvestre foram encontrados por seguranças de um condomínio, na estrada do Ipatinga, em Sorocaba. As aves foram localizadas no fim do mês passado e entregues a uma moradora do local que se disponibilizou em ajudar. Ao todo, sete filhotes foram levados para a casa da dentista Selma Nascimento. Ela e os seguranças tentaram localizar a mãe dos filhotes mas não conseguiram.
Preocupada com a saúde das aves, Selma buscou orientações na internet e também ligou para alguns órgãos públicos, mas estava com dificuldades de conseguir contato. “Eles são muito pequenos e precisam de cuidados até crescerem, porque gavião e gatos podem pegar”, comenta a moradora.
Segundo Selma, quando conseguiu falar com a Polícia Ambiental, recebeu informações sobre alimentação e foi orientada a devolver os animais para a natureza. Assim, os patinhos foram deixados em um sítio de propriedade privada com árvores e um grande lago. Dependendo da localidade, situações como essa podem ser comuns em áreas urbanas. Nesses casos, o Instituto Butantan orienta a população a ter o mínimo de contato possível com o animal. “Em primeiro lugar, ligue para a Polícia Ambiental, o Centro de Controle de Zoonoses do seu município, o Corpo de Bombeiros ou a Secretaria Municipal de Saúde. Estes órgãos sabem como proceder garantindo a segurança de todos - tanto da pessoa que encontra quanto do animal em questão”, declara o órgão.
A Polícia Ambiental também recomenda que a pessoa não realize o resgate do bicho sem o devido conhecimento técnico. Nos casos dos filhotes, um dos motivos é não separá-los dos animais adultos. Quando o bicho estiver em uma situação de risco, o ideal é acionar o Corpo de Bombeiros através do telefone 193 ou o Policiamento Ambiental da sua cidade. Em casos de atropelamento os órgãos responsáveis são as concessionárias de rodovias e ferrovias. Porém, se o animal for resgatado por conta própria, ele pode ser encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) ou Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras) mais próximo.
Animais domésticos
Em casos de animais domésticos precisando de ajuda, o munícipe pode acionar a Prefeitura de Sorocaba. A cidade conta o programa Resgate Patrulha Animal, voltado ao atendimento gratuito de cães e gatos em situação de alto risco, como, por exemplo, envolvidos em atropelamentos. O projeto conta com uma a unidade móvel com equipamentos necessários para dar suporte à vida do animal, além de uma equipe de atendimento composta por médico veterinário, assistente e motorista.
Após o animal receber os primeiros atendimentos, ele é encaminhado à Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretária do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema). Depois de sua total reabilitação, o animal é cadastrado e microchipado e, então, disponibilizado para adoção responsável.
Já quando o resgate ocorre após as 17h, durante dia de semana, ou aos sábados, domingos e feriados, o animal é encaminhado, primeiramente, à clínica da empresa contratada pelo Município. Após ele receber os primeiros cuidados, ele é encaminhado para a Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema.
O serviço pode ser acionado todos os dias, inclusive fim de semana e feriados, pelo telefone 153, da Guarda Civil Municipal (GCM). É importante que a pessoa se certifique se o animal está em situação de alto risco, como, por exemplo, vítima de atropelamento, e saber informar os detalhes da ocorrência, como endereço completo do local e as circunstâncias envolvidas. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba).