Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Câmara aprova nome de Olavo de Carvalho para rua na região do Éden

Projeto foi aprovado com quatro votos contrários; "pai da direita" morreu em janeiro deste ano

11 de Março de 2022 às 10:04
Marcel Scinocca [email protected]
Olavo de Carvalho.
Olavo de Carvalho. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A Câmara de Sorocaba aprovou ontem (10) o nome de Olavo de Carvalho para uma via da cidade, na região do Éden. Olavo dará nome à rua 6, localizada no Metropolitano Condomínio Empresarial. O homenageado nasceu em Campinas, em 29 de abril de 1947 e faleceu em janeiro, aos 74 anos, nos Estados Unidos.

Olavo Luiz Pimentel de Carvalho aparece como professor, filósofo, escritor, ensaísta e jornalista brasileiro, na justificativa do vereador Dylan Dantas (PSC), autor do projeto. O texto diz ainda que ele é autor de dezenas de livros, mais de 40 mil páginas de apostilas de mais de 44 cursos, milhares de artigos e do maior curso de filosofia do País. “Esse seu curso já contém mais de 560 aulas, contabilizando também milhares de horas de conteúdo. Segundo ele mesmo, seus cursos são os únicos realmente formadores de profissionais de alto nível no País, superiores às graduações de humanas de qualquer universidade”, informou o texto.

A justificativa ainda lembra que Olavo é chamado de “pai da direita” no Brasil. “Embora rejeite tal título, sabe que fez muito pela direita no País. Ele acredita que a democracia envolve o rodízio dos poderes e que a esquerda pretende ter a hegemonia no poder”, escreveu Dylan.

A placa indicativa conterá, além do nome, a expressão “Filósofo e Professor Conservador - 1947/2022”. A iniciativa, aprovada sem discussão, contou com votos contrários da chamada esquerda, com vereadores do PT, PDT e Psol.