Dia da Mulher
PM distribui rosas para motoristas em comemoração ao Dia da Mulher
Mais de 800 mulheres receberam os botões de rosas na operação especial do Sétimo Batalhão da Polícia Militar do Interior (7ºBPM-I)
O Sétimo Batalhão da Polícia Militar do Interior (7ºBPM-I) encontrou, na delicadeza das rosas, uma forma para homenagear as mulheres neste dia 8 de março. As mais de 800 motoristas que passaram pelas avenidas Independência, Pereira Inácio e na região central da cidade foram surpreendidas pelos policiais com entrega de flores e palavras de carinho. Para a Corporação, a lembrança singela representa a admiração que os agentes de Sorocaba sentem por todas as mulheres.
Os bloqueios educativos começaram às 10h e se encerraram às 17h. Até quem viajava no transporte público da cidade ficou encantado com a abordagem. As policiais femininas entraram nos ônibus e entregaram botões de rosas para todas as mulheres que estavam nos veículos. Além da distribuição das flores, também foram realizadas orientações sobre segurança no trânsito.
A máscara cobria parte do rosto da cabo Adriana Rodrigues, mas a alegria era nítida em seus olhos. Apaixonada pela profissão, ela atua na segurança pública há 20 anos. Adriana conta que, por ser mulher, já encontrou desafios no início de sua carreira. Entretanto, assim como qualquer trabalho, é necessário erguer a cabeça e não desistir dos seus sonhos, de acordo com a policial.
“Uma flor pode parecer tão pouco para algumas pessoas, mas para nós é muito gratificante. Não é a rosa em si, mas sim o que ela simboliza. É o fato de ter sido lembrada, o cuidado que as pessoas estão tendo. Já sobre a minha carreira, enfrentei, sim, alguns desafios quando ingressei. Mas temos que ser forte e seguir em frente. Hoje, as mulheres estão tendo mais oportunidades, são mais aceitas. Estar hoje onde eu estou é bom demais!”, disse.
O sargento Alexandre de Almeida, comandante da base da PM no Éden, destacou a importância do apoio feminino na Corporação. Segundo ele, as mulheres têm muito carinho pela profissão e a exercem com um amor inquestionável. E aquele velho papo de “mulher no volante, perigo constante” não passa de mito para o sargento.
“As mulheres são muito mais cuidadosas e atenciosas. Inclusive, nós acompanhamos as vitórias dessas guerreiras e vibramos a cada conquista. Muitas mulheres vêm ganhando espaço na área, estão se tornando motoristas de veículos pesados, como ônibus e caminhões. Hoje [terça-feira, 8] é dia de celebrar a vida dessas mulheres que tanto lutam e nos engajam a melhorar sempre”, afirmou.
A declaração de Almeida é confirmada pelos dados estatísticos do Infosiga-SP. No trânsito, o público feminino foi o mais precavido. As mulheres representaram apenas 15,3% no número de vítimas em acidentes fatais do ano passado. Já, os homens abocanharam a maior fatia, com 84,12% dos casos.
A ação especial da Polícia Militar em comemoração ao Dia Internacional da Mulher foi realizada sob o comando do tenente-coronel Sidney Roberto Vieira Gomes, em consonância com a filosofia de polícia comunitária. “O ato, apesar de singelo, é uma forma de reconhecimento da Polícia Militar ao público feminino pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, salientou a Corporação.