Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mercado de trabalho

Fábricas da Votorantim Cimentos ampliam contratação de mulheres

Programa Mulheres na Mineração tem o objetivo de aumentar participação feminina nas unidades de produção da companhia

08 de Março de 2022 às 13:32
Cruzeiro do Sul [email protected]
Nilza, operadora de painel da Votorantim
Nilza, operadora de painel da Votorantim (Crédito: Divulgação)

A pesquisa Estatísticas de Gênero, divulgada pelo IBGE, em 2021, com dados relativos a 2019, apontou que a taxa de participação feminina na força de trabalho era de 54,5% (crescimento de 2,9% em relação a 2012), enquanto a masculina era de 73,7%.

De acordo com dados do portal ODS, as mulheres representam 32% da força de trabalho na indústria brasileira. Setores historicamente dominados por homens, como a indústria da mineração e a da construção civil, tem registrado avanços na participação de mulheres, tanto em cargos de liderança como operacionais.

A fábrica da Votorantim Cimentos localizada em Salto de Pirapora, na região metropolitana de Sorocaba (SP), iniciou um programa para ampliar a contratação de mulheres na operação, com oportunidades de vagas e treinamentos em diversas áreas. Desde o ano passado, o Programa Mulheres na Mineração já formou e contratou 11 mulheres para trabalharem como motoristas de caminhão e operadoras de painel britagem na área de mineração da unidade, local onde é extraído o calcário utilizado na fabricação do cimento. A unidade também contratou duas mecânicas que trabalham na manutenção dos equipamentos da fábrica.

Ana Paula de Souza Gonçalves, de 33 anos, é uma das profissionais que atua como motorista de caminhão na área de mineração. “Na minha família todos os homens trabalhavam como motoristas de caminhão, tivemos também uma oficina que atendia máquinas e caminhões, então meu marido me incentivou a tirar a carteira de habilitação. Com a habilitação em mãos, comecei a atuar como motorista, inicialmente com um caminhão de pequeno porte. E no início do ano fiz o teste na Votorantim Cimentos e comecei a trabalhar na área de mineração, um novo desafio para mim. Inclusive comecei a fazer um curso de técnico em mineração também”, conta Ana Paula. Moradora de Salto de Pirapora e mãe de um filho de 8 anos, Ana Paula já inspirou e incentivou outras mulheres da família a também tirarem a habilitação para dirigir caminhões.

“Apesar da ampla participação das mulheres no mercado de trabalho e da competência profissional delas, ainda existem alguns setores em que precisamos avançar na participação feminina, como é o caso da indústria de mineração e construção civil. O Programa Mulheres na Mineração veio para preencher essa lacuna que ainda existe em nossa indústria”, explica Eduardo Goncalves De Melo, coordenador de Mineração da fábrica de Salto de Pirapora da Votorantim Cimentos.

Atualmente a fábrica conta com 365 empregados, sendo que 163 atuam na área de mineração. O objetivo do programa é a contratação de mais mulheres por meio do projeto, que vão totalizar cerca de 5% da população que trabalha na mineração da fábrica.

A unidade de Salto de Pirapora também participa do “Mulheres na VC - Programa Engenheiras de Confiabilidade”, que tem o objetivo de formar profissionais do público feminino para atuarem na área de manutenção das fábricas da companhia, garantindo o funcionamento dos equipamentos da operação sem falhas. A fábrica de Salto é uma das unidades em que as participantes do programa realizam um curso de formação de 18 meses e ao final as engenheiras podem ser admitidas para trabalharem nas unidades localizadas nas Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do País

Igualdade feminina na região 

Outra iniciativa da Votorantim Cimentos para promover a igualdade de gênero na região acontece na unidade Santa Helena, em Votorantim, que também conta com a participação de mulheres na operação. Uma delas é Nilza Maria Santos de Abreu Teixeira, que está no curso técnico em produção e começou a trabalhar na unidade em 2020 pelo programa de estágio técnico. Ela passou por um treinamento intenso, desde a base técnica e teórica até atividades em campo e atualmente está sendo treinada para atuar como operadora do painel de controle da planta. Esta é atividade é uma das mais críticas na operação da fábrica. O painel traz toda visão da operação da fábrica, dos moinhos até o forno.

“Me sinto honrada em estar nessa posição de muita responsabilidade ainda mais numa unidade tão importante para a história da empresa. Tenho orgulho em abrir as portas para outras mulheres não só nessa posição, mas nas operações de forma geral”, afirma Nilza.

Mais participação feminina 

A Votorantim Cimentos tem como meta em seus Compromissos de Sustentabilidade atingir 30% de mulheres em posições de liderança no Brasil até 2030. Em 2021, a empresa registrou crescimento de 12,6% no número total de mulheres no seu quadro geral de empregados e, hoje, 23,5% dos líderes da companhia são mulheres.