Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Caminhão fica entalado em pontilhão da General Osório

Acidente foi registrado após a instalação de um dispositivo de detecção de altura; Urbes informa que caminhão não passou pelo equipamento

03 de Março de 2022 às 08:47
Ana Claudia Martins [email protected]
Caminhão fica preso embaixo de pontilhão em Sorocaba
Caminhão fica preso embaixo de pontilhão em Sorocaba (Crédito: Cibelle Freitas / Cruzeiro FM 92,3)

Matéria atualizada às 22:38

Apesar de a Urbes ter instalado um novo dispositivo delimitador de altura, para a passagem de caminhões (veículos altos), em pontilhão na avenida General Osório, um caminhão ficou entalado no local ontem (3), pela manhã. Segundo dados da Prefeitura de Sorocaba, em 2022 já foram registrados dois casos semelhantes, e em todo o ano passado mais sete.

No caso de ontem, o motorista do caminhão veio pela rua Gonçalves Magalhães e tentou passar sob o viaduto, mas ficou entalado. Porém, o dispositivo foi instalado na avenida General Osório. Para evitar que caminhões tentem desviar do dispositivo, a Urbes proibiu o tráfego de veículos pesados na rua Gonçalves Magalhães.

As ocorrências de caminhões e veículos altos que ficam “presos” em pontilhões da cidade são muito antigas. Pela manhã, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) esteve no local e falou sobre a questão. Manga disse que o problema ocorria há pelo menos 80 anos.

De acordo com a Urbes, o dispositivo é uma ação preventiva, visto que os pontilhões já possuem placas de sinalização informando a altura máxima nos locais. “Lembrando que são locais que já possuem sinalização de regulamentação quanto ao limite de altura dos veículos, mas que não está sendo respeitada por muitos motoristas de caminhões”, enfatizou a Urbes.

O dispositivo que foi instalado na avenida General Osório, nas proximidades da avenida Afonso Vergueiro, foi confeccionado e instalado pelo setor de Sinalização Viária da Urbes. O equipamento funciona em caráter de teste no local por 30 dias, como forma de evitar os frequentes casos.

A Secretaria de Mobilidade (Semob) está realizando serviços de revitalização da pintura dos pontilhões da via férrea sobre a avenida General Osório e rua Luiz Gama. Em um segundo momento, também receberão reforço na sinalização visual aqueles dispositivos da avenida Dom Aguirre, situados nas proximidades de Praça Lions e da avenida São Paulo (Ponte Francisco Delosso).

Impactos no trânsito

Além de causar impactos no trânsito local, as ocorrências de caminhões entalados nos pontilhões, por conta do excesso de altura, podem trazer danos físicos aos motoristas e prejuízos materiais em relação aos estragos causados nos veículos. Os danos se restringem ao impacto no trânsito, podendo causar lentidão, além da mobilização de equipes para monitorar o fluxo de veículos e evitar novos incidentes.

Em 2013, por exemplo, um caminhão da coleta de lixo da cidade enroscou no pontilhão da rua Francisco Scarpa. O veículo bateu na estrutura do pontilhão e com o impacto dois funcionários se feriram. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece multa de R$ 195,23 (grave) e perda de cinco pontos no prontuário do motorista, por transitar sem autorização com veículo cujas dimensões, ou de sua carga, sejam superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização.

Trânsito de caminhões

O acesso de caminhões na área central de Sorocaba é regulamentado pela Resolução Municipal nº 20/2003, que restringe o trânsito de veículos pesados com mais de 6,30 metros, ficando proibido das 7h às 19h, na área de restrição, e das 7h às 22h30 na área de restrição máxima.

A área central de restrição compreende todas as vias urbanas situadas entre as avenidas: Dom Aguirre, Dr. Afonso Vergueiro, Dr. Eugênio Salerno, Moreira César e Juscelino Kubitschek de Oliveira. Já a área de máxima restrição abrange todas as vias urbanas entre as ruas: Cesário Mota (trecho entre a Miranda Azevedo e São Bento / Praça Carlos de Campos), São Bento, 15 de Novembro, Souza Pereira, Dr. Álvaro Soares e Sete de Setembro. (Ana Cláudia Martins)

Dispositivo de detecção de altura - Cibelle Freitas
Dispositivo de detecção de altura (crédito: Cibelle Freitas)

Galeria

Confira a galeria de fotos