Polícia
Fim de semana de Carnaval é marcado por festas clandestinas
No Parque das Águas, duas festas clandestinas foram interrompidas ao longo do fim de semana; na sexta, a festa tinha cerca de dois mil jovens, já no sábado, em torno de mil adolescentes
O fim de semana prolongado de Carnaval foi marcado por ações preventivas da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM) para coibir eventos clandestinos na cidade.
Na noite de sexta-feira (25), equipes da GCM interromperam o evento chamado “Rolezinho de Carnaval”, no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. De acordo com informações da Prefeitura Municipal de Sorocaba, aproximadamente dois mil jovens estavam reunidos no local, com som alto.
No local, foram guinchados três motocicletas e um veículo. Outros 15 veículos foram autuados por irregularidades e dois estabelecimentos próximos ao Parque das Águas tiveram suas atividades encerradas.
Já no sábado (26), a situação se repetiu. Uma nova ação preventiva e de monitoramento, realizada pela PM e GCM, entre 18h30 de sábado e 5h30 de domingo, com a participação de 10 viaturas e 24 GCMs, dispersou um grupo de quase mil adolescentes, mais uma vez, no Parque das Águas.
Do total, 35 veículos foram autuados por irregularidades. A concentração de jovens, com idade entre 14 e 25 anos, teve início às 22h e, por volta de 1h30, a maioria já havia deixado o Parque das Águas, sem ocorrências de consumo de bebida alcóolica e som alto no local.
Ainda na noite de sábado (26), foram atendidas duas ocorrências de som alto no Parque Vitória Régia, sendo uma festa em residência e a outra em um estabelecimento comercial. Os proprietários foram orientados pela GCM e encerraram as atividades.
Operação da Visa
Na sexta-feira (2) a Fiscalização de Posturas e da Vigilância Sanitária (Visa) vistoriaram dez estabelecimentos nos bairros Vila Santa Rita, Vila Barão, Jardim São Lourenzo, Vila Haro, Jardim Vera Cruz, Centro e Mineirão.
Segundo a administração municipal, desses, três estavam fechados; um não apresentava irregularidades no momento da averiguação; quatro foram notificados por poluição sonora; um foi autuado por falta de alvará para funcionamento em horário especial (após a meia-noite) e poluição sonora e um não foi encontrado no endereço informado por munícipe.
Já no sábado (27), foram vistoriados 14 estabelecimentos, das 22h até as 3h de domingo, nos bairros: Parque dos Eucaliptos, Jardim Europa, Jardim São Carlos, Jardim Simus, Jardim Vera Cruz e Parque das Paineiras. Desses, dois estavam fechados; 10 não apresentaram irregularidades; um foi notificado por obstrução do passeio público e autuado por falta de alvará para funcionamento em horário especial (após meia-noite) e um foi autuado por obstrução do passeio público.
Como comunicar a Prefeitura
A população pode sempre colaborar com a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) nessas ações e, em casos de perturbação do sossego, eventos clandestinos ou outras irregularidades, comunicar os órgãos de segurança, pelos telefones 153 (GCM) e 190 (PM).
.
Galeria
Confira a galeria de fotos