Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Projeto vai capacitar feirantes da cidade

Proposta pretende deixar os feirantes mais competitivos, gerando aumento nas vendas e faturamento

27 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
As vagas para o Vem pra Feira são limitadas a 30 profissionais.
As vagas para o Vem pra Feira são limitadas a 30 profissionais. (Crédito: VINÍCIUS FONSECA / ARQUIVO JCS (15/9/2020))

Projeto com inscrições gratuitas, em parceria com a Associação dos Feirantes de Sorocaba, o Sebrae-SP e a Prefeitura de Sorocaba, irá levar capacitação empreendedora aos feirantes da cidade. Chamado de Vem pra Feira, a proposta pretende deixar os feirantes mais competitivos, gerando aumento nas vendas e faturamento.

O programa de capacitação empreendedora é voltado para os feirantes da cidade e será realizado nos dias 28, 29 e 30 de março, das 15h30 às 19h30. Os encontros vão ocorrer de forma presencial no escritório regional do Sebrae-SP em Sorocaba, localizado na avenida São Paulo, 1182, no Além Ponte.

Os feirantes inscritos vão aprender sobre gestão financeira e gestão de vendas com analistas de negócios do Sebrae-SP, bem como terão aulas técnicas com profissionais do Senac sobre o processo de vendas. Além disso, também irão aprender conceitos e princípios de merchandising e utilização do layout no ponto de venda, além de todas as etapas de uma venda profissional, como abordagem ativa, sondagem, apresentação dos produtos, fechamento da venda, controle de objeções, estratégias de pós-venda para fidelizar os clientes.

Todos os concluintes com no mínimo 75% de presença receberão certificado.

“O segmento segue em transformação e muitas mudanças estão sendo impulsionadas pela pandemia. Qualquer negócio precisa rever seus conceitos, tomar conta da gestão e definir novas estratégias e isso não é diferente para os feirantes. Queremos auxiliar esses pequenos negócios a se manterem competitivos no mercado”, disse o gerente regional do Sebrae-SP em Sorocaba, Alexandre Martins.

“As feiras são os principais polos de abastecimento de produtos agrícolas da cidade. São elas que dão acesso a produtores e comerciantes dos diversos produtos oferecidos à população. Por isso, nossa administração está empenhada em garantir todos os direitos desta classe tão importante para nossa cidade”, disse o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos).

As vagas são limitadas para 30 feirantes e os interessados podem se inscrever pelo link https://forms.office.com/r/zTggxeYiF6. Outras informações pelo telefone (15) 3229-0270.

"Feira Legal”

No início do mês, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Trabalho e Turismo (Sedettur), entregou, em evento realizado no Teatro Municipal Teotônio Vilela, o selo Feira Legal para trabalhadores da categoria.

O selo é referente à regularização dos espaços ocupados para realização das atividades dos feirantes, algo que eles aguardavam desde 2015. Além disso, a legalização permite que haja maior controle e gestão nas feiras-livres, estimulando que as mesmas sejam revigoradas. O certificado também traz a segurança de que, dentro do período estipulado, o feirante permaneça no local, pois participará do programa de legalização dos espaços.

Para requisitar o selo, o feirante precisa se atentar ao período em que houver a inscrição e apresentar toda a documentação que estará prevista em edital, indicando quais as feiras, desde que disponíveis no regulamento , em que ele gostaria de atuar, bem como a quantidade dos módulos.

Feirante há 16 anos em Sorocaba, Alex Queiroz da Silva comentou a ação do selo Feira Legal. “Por muitos anos, as feiras ficaram abandonadas, agora, porém, a atual gestão municipal está trazendo várias melhorias às nossas feiras, declarou. (Ana Cláudia Martins)