Buscar no Cruzeiro

Buscar

Confira alterações

Carnaval muda rotina dos serviços públicos em Sorocaba

Serviços considerados essenciais funcionam normalmente. Os demais retomam atendimento na quarta-feira (2), às 12h

26 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Kally Momesso [email protected]
Agências bancárias permanecerão fechadas na segunda e terça-feira de Carnaval.
Agências bancárias permanecerão fechadas na segunda e terça-feira de Carnaval. (Crédito: MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL)

O feriado de Carnaval, de segunda-feira (28) até o meio-dia de quarta-feira (2), vai alterar a rotina de Sorocaba. Os serviços públicos prestados pelos setores essenciais, como atendimento a urgências e emergências, seguem normalmente, sem alteração. Da mesma forma, a coleta de lixo mantém o calendário habitual. Outros serviços, ainda, seguem funcionando em esquema de plantão, como os do Saae/Sorocaba e da Urbes - Trânsito e Transporte.

A Prefeitura e as unidades descentralizadas voltam a funcionar na quarta-feira, às 12h. O Mercado Municipal funciona na segunda e quarta-feira, das 7h às 18h, e fecha na terça-feira. Já o Mercado Distrital, funciona na terça, das 8h às 12h e quarta-feira, das 8h às 19h. As feiras livres funcionam normalmente na terça e quarta-feira. Os cemitérios estarão abertos das 8h às 16h30 nos três dias. As Casas do Cidadão abrem apenas às 12h de quarta-feira.

A coleta de lixo funciona normalmente todos os dias e o aterro dos inertes e ecopontos estarão abertos na segunda e quarta-feira, das 7h às 17h. A Urbes e o Saae funcionam em escala de plantão nos dois primeiros dias. Já na quarta, abrem a partir das 12h.

As UBSs fecham na segunda e terça-feira e funcionam normalmente na quarta-feira, assim como a Policlínica. A UPA do Éden, as UPHs Norte e Leste e o PA Laranjeiras funcionam 24h. Já os PAs Brigadeiro Tobias, Carandá, Sorocaba 1 e Aparecidinha têm horário reduzido na quarta-feira, das 19h às 7h. As megacarretas funcionam das 7h às 0h todos os dias, enquanto os ônibus Azul e Rosa fecham nos dois primeiros dias e reabrem na quarta-feira em horário normal.

O Caps Infantil fecha na segunda e terça e abre na quarta-feira. O Caps AD e o Caps 3 funcionam em regime de plantão nos dois primeiros dias e reabre normalmente na quarta-feira. O Same/CTA volta a atender na quarta-feira, assim como a vigilância em saúde.

O Procon, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), museus e a biblioteca reabrem na quarta-feira às 12h. O Espaço Empreendedor também reabre na quarta, porém um pouco mais tarde, às 13h. O Jardim Botânico e o zoológico funcionarão todos os dias das 9h às 17h. Demais parques municipais abrem uma hora mais cedo, assim como os centros esportivos, com exceção de quarta-feira, quando a abertura acontece a partir das 12h.

Shoppings

Os shoppings de Sorocaba também terão horário diferenciado. O Pátio Cianê Shopping terá expediente com limitação de horário. Hoje (26), e segunda-feira (28), o funcionamento será das 10h às 22h; amanhã (27), das 12h às 20h, terça-feira (1º), das 12h às 20h, e na quarta-feira (2), das 12h às 22h.

O Shopping Iguatemi Esplanada também terá seu funcionamento alterado. Hoje (26), todas as operações funcionam das 10h às 22h. Amanhã (27), as lojas funcionam das 12h às 20h e lazer e alimentação das 11h às 22h. Segunda-feira (28), todas as operações funcionam das 10h às 22h. Na terça-feira (1º), lojas das 12h às 20h e lazer e alimentação das 11h às 22h. Já na quarta-feira (2), todas as operações funcionam das 12h às 22h.

Hoje, o Shopping Cidade Sorocaba funciona das 10h às 22h. Amanhã, as lojas funcionam das 12h às 20h, enquanto a praça de alimentação, das 10h às 22h. O horário de segunda é das 10h às 22h. Na terça o mesmo horário de domingo e quarta, normal, das 10h às 22h. O Shoppping Panorâmico e Sorocaba não informaram seus respectivos horários.

Bancos não abrem

Já o calendário de feriados bancários não muda. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que, em razão de resolução do Banco Central do Brasil, o feriado está mantido, e na segunda (28) e terça-feira (1º) não haverá atendimento ao público nas agências. Já na quarta, o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências. Nas localidades em que as agências fecham às 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento. A Febraban ainda orientou os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

As contas de consumo e carnês com vencimento em 28 de fevereiro e 1º de março poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (2). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Serviços estaduais

O expediente nas repartições públicas estaduais permanece suspenso até as 12h da Quarta-feira de Cinzas. A exceção vale para as repartições que prestam serviços essenciais e de interesse público, que tenham o funcionamento ininterrupto. Os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos. Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) não atenderão na segunda e terça-feira, voltando às atividades na quarta-feira, a partir das 12h. Todas as unidades do Bom Prato estarão fechadas na terça-feira. O funcionamento ocorre normalmente, a partir de quarta-feira, com exceção dos restaurantes em obras de revitalização. Os postos da Fazenda voltam a funcionar na quarta-feira, a partir das 12h30.

Os serviços presenciais das unidades do Poupatempo estarão suspensos na segunda e terça-feira e voltam a funcionar, mediante agendamento, na quarta-feira, após às 12h.

O agendamento pode ser feito pelos canais digitais do programa, onde também estão disponíveis mais de 190 serviços eletrônicos, para que o cidadão acesse quando e onde quiser. Entre as opções mais procuradas, estão a renovação da CNH, Carteira de Trabalho Digital, Seguro-desemprego, licenciamento de veículos, carteira de vacinação da Covid-19, entre outros. Todos permanecem disponíveis para a população 24 horas por dia, sete dias por semana. Para acessar, basta baixar o aplicativo Poupatempo Digital, no celular, ou acessar o site do Poupatempo.

Hoje, o atendimento no Poupatempo será normal. Durante o funcionamento de cada unidade será realizado o segundo dia do mutirão para renovação de CNH, mediante agendamento prévio.

De acordo com o decreto municipal 26.564/2021 de Sorocaba e o decreto 6.572/2022 de Votorantim, a segunda-feira (28), a terça e a quarta-feira são pontos facultativos. Desta forma o trabalho nesses dias será permitido, ficando por conta das próprias empresas, como opção, manter-se em atividade normal ou dispensar seus colaboradores, com prévio acordo de compensação ou até espontaneamente, sem prejuízo da remuneração. (Kally Momesso)