Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

SES inicia processo para desativar leitos

25 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
(Crédito: Fábio Rogério / Arquivo JCS (6/1/2021))

A Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES) já iniciou o processo de revisão para fechar leitos e serviços relacionados à pandemia do novo coronavírus. Conforme o secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues, sabatinado ontem (24) na Câmara, isso se deve à redução dos principais índices da Covid-19 na cidade.

“Como estão caindo as taxas de ocupação, a gente vai fazendo o fechamento dos leitos ao longo das próximas semanas e também o fechamento dos serviços, sempre de forma responsável para que ninguém fique desasistido”, afirmou o secretário. “Nós temos outros serviços para fechar antes, como a sentinela que está anexa à UPH da zona leste. Essa será fechada antes para que a gente possa deixar a UPH, para não ter essa confusão de espaço, de serviços prestados naquele local”, explica. “As sentinelas, nas carretas, no Centro e na avenida Ipanema, a princípio vão até o mês de abril. Isso pode ser mudado, pode ser renegociado”, lembra.

Com a continuidade do processo, os leitos também estão nos planos de revisão, com foco inicial no hospital Evangélico, conforme o chefe da SES. “Da mesma forma os leitos, que também a gente está fazendo processo de revisão. Nós já conversamos com o hospital Evangélico, em breve a gente vai fechar os leitos lá, porque são hoje os leitos mais caros contratualizados pelo município. Então, é o primeiro que será fechado”, adianta.

No caso do Evangélico, 12 leitos foram contratados em janeiro -- sendo oito clínicos e quatro de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ontem (24), apenas um tinha pacientes. No caso da UPH Leste, nenhum dos leitos de enfermaria estava ocupado. A cidade não tinha nenhuma unidade de saúde com mais de 67% de ocupação. (Marcel Scinocca)