Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Residentes de medicina reforçam atendimento em unidades públicas

Parceria gratuita com instituição de ensino viabiliza reforço de 270 estudantes

25 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Kally Momesso [email protected]
Apresentação do programa Reforço Total na Saúde aconteceu ontem na Prefeitura.
Apresentação do programa Reforço Total na Saúde aconteceu ontem na Prefeitura. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (24/2/2022) )

As unidades públicas de saúde de Sorocaba passam a contar com mais 270 residentes de medicina da Universidade Brasil para agilizar o atendimento. O contrato foi assinado pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), ontem (24), durante cerimônia do programa Reforço Total na Saúde, e não terá custo nenhum ao município, conforme o chefe do Executivo.

Grande parte desses internos do curso de Medicina já começou a atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Urgência e Emergência. “É um momento extremamente importante para a saúde de Sorocaba. Já iniciamos o Mutirão da Saúde para zerar as filas de espera por consultas, exames e cirurgias, a contratação de mais 400 médicos pelo projeto inovador PJ Médico e, agora, o reforço desses 270 estudantes do internato de Medicina para atender nossa população”, disse Manga.

O médico e secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues, salientou a importância da iniciativa para promover reforço no atendimento, mas também por confirmar Sorocaba como um celeiro de formação de novos profissionais. “Estou formado há uma década, mas já fui interno e sei o quão relevante é essa parceria, entre a Universidade e a Prefeitura, na troca de experiência e formação profissional”, disse.

Participaram do evento os secretários municipais Cléber Fernandes (Recursos Humanos); Fernanda Burattini (Comunicação); Luiz Antonio Zamuner (Cultura); o chefe de Gabinete, André Moron; e o ouvidor-geral do município, Evandro Bueno; além da participação do deputado federal Herculano Passos e da ex-deputada estadual e ex-secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Rita Passos; dos vereadores Fabio Simoa e Cristiano Passos e da supervisora da Universidade Brasil, Liliana Gonzaga. (Kally Momesso)