Sorocaba
Residentes de medicina reforçam atendimento em unidades públicas
Parceria gratuita com instituição de ensino viabiliza reforço de 270 estudantes

As unidades públicas de saúde de Sorocaba passam a contar com mais 270 residentes de medicina da Universidade Brasil para agilizar o atendimento. O contrato foi assinado pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), ontem (24), durante cerimônia do programa Reforço Total na Saúde, e não terá custo nenhum ao município, conforme o chefe do Executivo.
Grande parte desses internos do curso de Medicina já começou a atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Urgência e Emergência. “É um momento extremamente importante para a saúde de Sorocaba. Já iniciamos o Mutirão da Saúde para zerar as filas de espera por consultas, exames e cirurgias, a contratação de mais 400 médicos pelo projeto inovador PJ Médico e, agora, o reforço desses 270 estudantes do internato de Medicina para atender nossa população”, disse Manga.
O médico e secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues, salientou a importância da iniciativa para promover reforço no atendimento, mas também por confirmar Sorocaba como um celeiro de formação de novos profissionais. “Estou formado há uma década, mas já fui interno e sei o quão relevante é essa parceria, entre a Universidade e a Prefeitura, na troca de experiência e formação profissional”, disse.
Participaram do evento os secretários municipais Cléber Fernandes (Recursos Humanos); Fernanda Burattini (Comunicação); Luiz Antonio Zamuner (Cultura); o chefe de Gabinete, André Moron; e o ouvidor-geral do município, Evandro Bueno; além da participação do deputado federal Herculano Passos e da ex-deputada estadual e ex-secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Rita Passos; dos vereadores Fabio Simoa e Cristiano Passos e da supervisora da Universidade Brasil, Liliana Gonzaga. (Kally Momesso)