Sorocaba
Nível do rio pode ter matado peixes

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba registrou mortandade de peixes em trechos do rio Sorocaba na sexta-feira (18). O motivo pode estar relacionado à baixa vazão da Represa de Itupararanga no município.
De acordo com o Saae, a autarquia, junto à Secretária de Meio Ambiente - Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), tomaram conhecimento sobre o caso e enviaram equipes técnicas de fiscalização ainda na sexta-feira (18). O monitoramento dos trechos também foram intensificados e amostras foram coletadas nos dias 18 e 19. “Os resultados encontrados estavam dentro do esperado, de acordo com os valores históricos quanto à qualidade da água”, informou.
A mortandade, conforme deliberações feitas pelo Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH- SMT), pode ter sido causada por conta da vazão do rio. “A vazão do Rio Sorocaba sofreu reduções desde meados de 2021, passando de 6 m³/s para os atuais 1,75 m³/s, como forma de preservação e elevação do nível da Represa de Itupararanga. Possíveis reflexos dessa redução à ictiofauna do Rio Sorocaba já eram conhecidas por esse Comitê”, afirmou. (Da Redação)