Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Assistência judiciária municipal será gratuita

25 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação / Secom Sorocaba)

A Prefeitura de Sorocaba está definindo os últimos detalhes para a implantação do Serviço Municipal de Assistência Judiciária Gratuita, em um convênio com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Sorocaba, como parte do programa Concilia Sorocaba (Centro Municipal de Prevenção e Conciliação de Conflitos).

Uma reunião foi realizada para tratar do assunto na terça-feira (22), à tarde, no Paço Municipal, reunindo a secretária de Governo, Samyra Toledo; a secretária interina da Cidadania, Ana Cláudia Fauaz; o presidente da OAB Sorocaba, Márcio Leme; o vice-presidente, João Paulo Milano; o coordenador do Concilia Sorocaba, Fabrício Mena, e membros da equipe da Segov.

O objetivo é oferecer às pessoas em situação de vulnerabilidade social do município, atendimento digno, principalmente em assuntos que demandem orientação jurídica, bem como defesa legal dos direitos individuais e coletivos. A assistência judiciária compreende todos os atos do processo até a decisão final do litígio, em todas as instâncias. Para ter direito a essa assistência gratuita, é necessária a comprovação de moradia no município de Sorocaba, por, no mínimo, dois anos, ter renda mensal familiar de até dois salários mínimos ou renda per capita de até um salário mínimo.

Os documentos solicitados e o encaminhamento para o Serviço Municipal de Assistência Judiciária Gratuita poderão ser tratados por meio do Concilia Sorocaba, um programa desenvolvido para dar agilidade e desburocratizar a resolução de conflitos judiciais e de execução fiscal. Outro aspecto importante desse atendimento é proporcionar atenção humanizada aos cidadãos sorocabanos que necessitam desses serviços. (Da Redação)