Covid-19
Internações por Covid em Sorocaba caem 31%
Cidade segue tendência estadual. Uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social continuam fundamentais

Depois de quase chegar ao limite no mês passado, o número de internações por Covid-19 voltou a cair em Sorocaba. A queda chegou a 31,48% no número de pessoas internadas por conta da doença na cidade no período de 21 de fevereiro a 21 de janeiro. Os dados fazem parte do boletim epidemiológico sobre a Covid-19, divulgado diariamente pela Prefeitura. Na segunda-feira (21), 37 pessoas estavam internadas por conta da Covid-19 contra 54 pacientes internados em 21 de janeiro. Das 37 pessoas internadas, 21 estavam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Já na comparação com 20 de fevereiro, as hospitalizações por Covid-19 caíram 38%, visto que havia 60 pessoas internadas na ocasião em Sorocaba. E na comparação da última semana, a queda no número de internações pela doença foi ainda maior, e chegou a 50%. Conforme os dados do boletim, eram 37 pacientes hospitalizados no dia 21 contra 74 internados no dia 14 de fevereiro.
Os dados da Prefeitura de Sorocaba mostram que nos últimos 21 dias, a queda foi de 57,96%. Em 1º de fevereiro, o total de pessoas internadas na cidade pela doença era de 88 contra apenas 27 no último dia 21. Na última segunda-feira, a cidade também teve queda do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus e que aguardam resultados de 323 para 220.
Com a redução no número de internações, a situação reflete imediatamente nas unidades hospitalares. Dos hospitais contratualizados para oferecer leitos Covid, a Santa Casa estava com 60% de ocupação nos leitos clínicos Covid na segunda-feira (21). Ou seja, dos 10 existentes, seis possuíam pacientes. Já a ocupação de UTI Covid da Santa Casa estava em 50 no mesmo dia, o que representa 10 leitos ocupados dos 20 contratados.
A Secretaria da Saúde (SES) reforça que é preciso que as pessoas continuem usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social. A conscientização da população sobre as medidas preventivas de combate à Covid-19 é fundamental.
Estado também
O Estado de São Paulo voltou a ter menos de 50% de ocupação das enfermarias voltadas ao tratamento da Covid-19, segundo dados oficiais divulgados ontem (21). A porcentagem caiu de 58% para 47%, enquanto a ocupação de UTIs caiu de 68% para 58% nos últimos sete dias. A queda ocorre após um pico causado pela variante Ômicron em dezembro e janeiro. (Ana Cláudia Martins)