Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

CEI 105 segue sem aula por falta de energia

22 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
placeholder
placeholder

Uma creche de Sorocaba está sem atividades presenciais desde a última quinta-feira (17) devido à falta de energia elétrica. Segundo relatos de pais e responsáveis de alunos, o transtorno tem prejudicado a rotina das famílias, que foram pegas de surpresa com o aviso de suspensão das aulas. A previsão, segundo a Prefeitura, era de que a situação se normalizasse ontem (21), o que não aconteceu.

O problema do Centro de Educação Infantil (CEI) 105 Maura Roberti, no bairro Jardim Nova Ipanema, deixou Paula Galavoti, de 25 anos, chateada. Ela é mãe de um estudante e contou que essa não é a primeira vez que as crianças são dispensadas. No ano passado, a fiação elétrica da instituição teria sido furtada em duas ocasiões.

Paula disse que o problema começou na quarta-feira (16), porém, as crianças tiveram aula normalmente. No dia seguinte, ela recebeu um bilhete que comunicava a suspensão das atividades presenciais. No papel, estava escrito: “Informamos que nossa unidade está sem energia elétrica. Sendo assim, por determinação da Secretaria da Educação [Sedu], suspenderemos o atendimento presencial até que haja seu reestabelecimento”.

“Estamos sendo muito prejudicados, tem pais que precisam trabalhar e não têm com quem deixar os filhos, ainda mais porque eles avisam sempre de última hora! Um descaso! Meus pais que estão cuidando do meu filho durante esses dias”, desabafou Paula.

A Gisele Gomes, 30 anos, também está dependendo da mãe, que é idosa e tem problemas de saúde, para cuidar da filha. Ela disse que até chegou a mandar mensagem na Sedu, mas não recebeu uma resposta efetiva. “Também mandei mensagem no WhatsApp do prefeito [Rodrigo Manga] e na ouvidoria da Prefeitura, mas ninguém me respondeu.

A Prefeitura de Sorocaba foi questionada sobre a falta de energia na escola. Em resposta, a Sedu disse que ocorreu um problema técnico no transformador que serve a unidade, na quarta-feira. “Uma situação imprevisível e que demandou todas as providencias necessárias para o reparo, o mais brevemente possível”, afirmou.

A previsão de retorno às atividades presenciais informadas ao Cruzeiro do Sul era para ontem (21), contudo, a unidade escolar continua sem energia. A municipalidade esclareceu, ainda na segunda-feira, que foi constatada a necessidade de troca do transformador, que já está sendo providenciado. O retorno presencial deve acontecer já nos próximos dias. (Wilma Antunes)