Sorocaba
Primeiro dia do Mutirão da Saúde atende 400 pessoas, diz a SES
Serviço continua hoje, das 19h às 22h, apenas na Policlínica Municipal

Os atendimentos do Mutirão da Saúde começaram ontem (18) à tarde na Policlínica Municipal Dr. Edward Frufru, em Santa Rosália, e em mais seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba. No primeiro dia, aproximadamente 400 pessoas passaram por avaliação médica, segundo a Secretaria da Saúde (SES). Participaram da ação de ontem, que ocorreu das 16h às 0h, os postos Escola, Vila Haro, Hortência, Laranjeiras, Wanel Ville e Nova Sorocaba.
Para realizar o mutirão, a Prefeitura havia firmado contrato no valor de R$ 26,7 milhões. O primeiro processo de chamamento, que teve o Instituto Moriah como vencedor, foi cancelado após uma série de denúncias sobre falta de pagamento de ações trabalhistas da empresa. Logo, a ação que se iniciaria no dia 12 deste mês, foi adiada para ontem.
O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), que chegou vestido à caráter no evento, com um jaleco branco, disse que para promover o mutirão, foi feito um “PJ dos médicos”, modelo de contratação sem registro na carteira trabalhista. Os profissionais da saúde atuarão no atendimento do mutirão da Policlínica e também nas consultas rotineiras das UBSs, de acordo com o chefe do Executivo.
Além do prefeito, também estiveram na Policlínica o secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues; 1º vice-presidende da Câmara dos Vereadores, vereador Luis Santos (Republicanos); 2º vice-presidente da Câmara, vereador Fausto Peres (Podemos); presidente da comissão da Saúde, vereador Fábio Simoa (Republicanos); vereador Fernando Dini (MDB); vereador João Donizeti (PSDB); secretário de Relações Internacionais e Metropolitanas, Luiz Henrique Galvão; e o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno.
De acordo com a administração municipal, a cidade recebeu a soma de R$ 11.262.988, proveniente de emendas parlamentares, para realizar a ação, entre outros serviços nessa área. A quantia foi enviada pelos deputados federais Herculano Passos (PSD); Marcos Pereira (Republicanos); Cezinha de Madureira (PSD); Bruna Furlan (PSDB); Capitão Derrite (Progressitas); Vitor Lippi (PSDB); Jefferson Campos (PSD); Luiz Phillippe de Orleans e Bragança (PSL); Celso Russomano (Republicanos); Renata Abreu (Podemos); Eduardo Bolsonaro (PSL) e Paulo Freire (PL).
Manga voltou a afirmar que as filas de espera para os atendimentos devem estar zeradas até outubro deste ano. Entretanto, destacou que os pacientes que esperam há muitos anos pelos procedimentos terão de passar por uma reavaliação médica. Assim, poderão receber o tratamento mais adequado. “É uma alegria muito grande poder estar aqui, vivendo esse momento histórico da cidade de Sorocaba. Sabemos o desespero daqueles que esperam por atendimento na saúde. Alguns já aguardam desde 2014, é hora de acabar com essa humilhação”, disse.
Hoje tem mutirão
O Mutirão da Saúde de Sorocaba continua hoje (19), das 7h às 19h, apenas na Policlínica. A expectativa, conforme a SES, é de 3.500 pacientes atendidos até a próxima semana. A ação segue de segunda a sexta-feira, com atendimento das 16h às 22h. A Prefeitura também promoverá a ação em mais dois sábados por mês, das 7h às 19h. Nesta primeira etapa, serão realizadas consultas com especialistas, exames e pequenas cirurgias. Para outras informações sobre agendamento de consultas, o munícipe pode contatar a Secretaria da Saúde pelo telefone: 3238-2332. (Wilma Antunes)