Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Escolas municipais já anotaram 160 casos

Maioria dos infectados são funcionários e estão com o esquema vacinal completo; apesar das notificações, nenhuma instituição foi fechada

18 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
(Crédito: Tânia Rego / Agência Brasil)

Sorocaba registrou mais de 160 casos confirmados de Covid-19 nas escolas municipais desde o início do ano letivo. A maioria dos infectados são funcionários e estão com o esquema vacinal completo. As informações foram confirmadas pela Secretaria da Educação (Sedu) ontem (17), no final da tarde. De acordo com a Prefeitura, aproximadamente 47 mil alunos voltaram às escolas no dia 7 deste mês. Entre os estudantes, 77 testaram positivo para o coronavírus. Já, o total de profissionais da educação contaminados é 90.

Apesar das notificações, nenhuma instituição foi fechada. Segundo a administração municipal, em caso de crianças menores de 5 anos, se confirmada a doença, o aluno é afastado por sete dias após o início dos sintomas. Depois deste período, o retorno é permitido desde que não haja mais febre e sintomas respiratórios por mais de 24 horas. Se o estudante tiver contato domiciliar com alguém contaminado, também precisa ficar em casa por sete dias.

O período de afastamento é maior para as crianças maiores de cinco anos. Aquelas que confirmarem a doença precisam ficar isoladas por 14 dias. Além disso, a sala em que o aluno estuda é temporariamente fechada para quarentena por sete dias. Se houver contaminação de dois ou mais alunos, a Vigilância Epidemiológica deve ser comunicada para avaliar as medidas a serem adotadas para conter o surto. (Wilma Antunes)